• Carregando...
 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O aperto na renda das famílias exige a busca por formas de arranjar uma grana extra. Seja com o aluguel do carro, quartos e outros objetos até os famosos bicos, veja algumas maneiras de garantir um dinheiro a mais (e muitas delas por meio da internet):

Leia mais notícias de Finanças Pessoais

Venda o que está parado em casa

Procurar vender roupas, livros e outros artigos que estão parados em casa é uma das alternativas mais rápidas para garantir uma grana extra. Além dos tradicionais sebos e brechós, é possível recorrer a plataformas on-line de vendas, como os sites Enjoei (roupas e calçados), Mercado Livre e OLX. Comunidades de compra e venda de produtos pelo Facebook também dão a possibilidade de fechar bons negócios.

Alugue um quarto...

Se você mora em uma casa que conta com espaços vagos, seja quartos que servem como escritório ou mesmo desocupados, o aluguel para pessoas que vêm à cidade para estudar, participar de projetos temporários ou estão de férias é uma opção de ganhar um dinheiro a mais. O Airbnb é uma plataforma on-line que faz o meio de campo entre locatário e inquilinos, mas também é possível anunciar vagas em comunidades no Facebook para locação e compartilhamento de quartos.

...ou o que você usa pouco

Tem dificuldade de se desfazer do que é seu? Uma opção é alugar os objetos que estão parados em casa, como roupas sociais e ferramentas, pela internet. A maioria dos sites e aplicativos desta natureza estão localizados fora de Curitiba, como o Armário Compartilhado (vestidos de festas), de Belo Horizonte, e a Dress&Go (vestidos), de São Paulo.

Compartilhe o veículo

Alugar o veículo ou oferecer caronas para amigos, vizinhos e colegas ajuda a economizar na gasolina e às vezes até tirar um dinheirinho ao fim do mês. Os motoristas que usam o veículo apenas para ir à faculdade ou ao trabalho podem dividir a viagem com os colegas, mas aqueles que usam pouco o deixam na garagem nos fins de semana podem alugá-los por meio do Fleety. Pelo site, as pessoas podem emprestar o modelo por hora, dia ou semana. Em geral é cobrada também uma taxa extra para a limpeza.

Faça bicos e consultorias

Mais conhecidos como bicos, os trabalhos freelancers nas horas vagas são uma das formas mais comuns de proporcionar uma renda extra. Aproveitar a rede de contatos e oferecer serviços temporários é comum em profissões mais criativas, mas também é possível dar aulas, prestar consultorias ou realizar outras atividades que envolvam os seus talentos. Assim como nos outros casos, a internet oferece alguns aplicativos para freelas, como o Prolancer, que ajuda a encontrar pessoas e empresas que precisam de serviços temporários, e o Trovit.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]