• Carregando...
Fila na Caixa da Carlos Gomes, em Curitiba, para tirar dúvidas sobre o saque do FGTS | Hugo Harada/Gazeta do Povo/
Fila na Caixa da Carlos Gomes, em Curitiba, para tirar dúvidas sobre o saque do FGTS| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo/

O saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os nascidos nos meses de março, abril e maio começou neste sábado (8) em todo o Brasil e levou milhares de pessoas às agências da Caixa. O movimento maior é de pessoas em busca de informações básicas, atrás da confirmação de que possuem mesmo direito ao saque e como devem proceder para retirar o dinheiro. As agências ficam abertas até as 15h deste sábado para saques e tira-dúvidas, e é possível consultar quais unidades abrirão em sua cidade neste link.

Saiba como sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS

Confira as agências da Caixa abertas nesta sábado em Curitiba

Em Curitiba, a reportagem visitou três unidades na região central da cidade e em todas elas o movimento estava acima do convencional. Na unidade em frente à Praça Carlos Gomes, a maior da região Sul, os primeiros clientes chegaram às 6h, quando foi aberta a área de autoatendimento da agência. Às 9h, quando começou o atendimento dos funcionários da Caixa, já havia formação de filas de pessoas buscando tirar dúvidas sobre como proceder o saque ou tentando resolver problemas com as suas contas do FGTS.

Ao sacar o FGTS, PM orienta cuidado para não perder o dinheiro para ladrões

Foi o caso de Pedro Vanderlei Cubis, jardineiro autônomo que nasceu em março. Ele foi até a agência da Praça Tiradentes para sacar o dinheiro, mas chegou lá e descobriu que o dinheiro não havia caído automaticamente na conta-poupança, como deveria acontecer. Então, ele recorreu aos gerentes da unidade para resolver o problema e, após duas horas de espera, conseguiu resgatar o FGTS. “Vou usar para pagar dívidas e também quero guardar um pouco.”

Apesar de ter algumas pessoas resolvendo problemas, as filas registradas na manhã deste sábado (8) nas agências da região Central de Curitiba estavam concentradas, principalmente, nos atendentes disponíveis exclusivamente para tirar dúvidas. Muitas pessoas saíram de casa para ver se possuíam saldo para saque e tantas outras foram até as agências tentar entender por que não tem direito ao resgate. Há, ainda, os trabalhadores que perderam ou esqueceram a senha da conta-poupança ou do Cartão Cidadão e precisaram se deslocar até o gerente para resolver a situação. Com isso, as filas para tirar dúvidas se estendiam por todas as agências da região central de Curitiba.

Já quem conhecia as regras para saque, encontrava atendimento mais rápido. Nos caixas automáticos, onde é possível sacar até R$ 3 mil com Cartão Cidadão e senha, praticamente não havia formação de fila. As pessoas que precisavam sacar acima deste valor ou que não possuíam vínculo com a Caixa, tinham de entrar na agência e ir até o Caixa de Atendimento. Nesse caso, a espera era um pouco maior, mas ainda menor do que a fila para tirar dúvidas.

A gerente geral da Caixa da Carlos Gomes, Sandra Biondo, afirma que cerca de 40 funcionários foram convocados para trabalhar neste sábado na unidade, número acima da primeira leva de saques, que aconteceu no começo de março. “A gente já esperava esse movimento intenso, porque estamos fazendo o saque dos nascidos em março, abril e maio. Antes, eram as pessoas nascidas em janeiro e fevereiro.”

Ao todo, 7,7 milhões de trabalhadores terão direito de sacar um total de R$ 11,2 bilhões nesta segunda leva. Eles representam 26% do total de pessoas que têm direito ao saque. E, como já era esperado pela Caixa, a grande maioria vai na agência no primeiro dia de abertura do calendário de saque (no caso da segunda leva, neste sábado), apesar de ser possível pegar o dinheiro até julho.

Durante a semana

Dando continuidade ao saque das contas inativas do FGTS para os nascidos nos meses de março, abril e maio, as agências da Caixa abrirão duas horas mais cedo na segunda (10), terça (11) e quarta (12). Nesses dias, todas as agências abrirão às 8 da manhã especialmente para atender os beneficiários do FGTS inativo, que poderão sacar o dinheiro, transferir para outro banco e triar dúvidas ou resolver eventuais problemas.

  • Fila de trabalhadores na Caixa da Carlos Gomes
  • Pessoas foram até a Caixa para tirar dúvidas e fazer o saque do FGTS
  • Agências abriram às 9h
  • Atendimento acontece até as 15h
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]