• Carregando...
Há vantagens em enviar a declaração só na última hora | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Há vantagens em enviar a declaração só na última hora| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Todos os anos, os mais de 20 milhões de contribuintes escutam a mesma ladainha: “não deixe para fazer a declaração do imposto de renda na última hora”. Mesmo assim, muitos brasileiros acabam deixando para os 45 do segundo tempo. Mas, no fim das contas, deixar para depois pode ser um ótimo investimento. Há pelo menos duas vantagens que os especialistas apontam em deixar a entrega para os últimos dias.

A primeira dela vale para quem tem restituição a receber e não está precisando desses recursos já. “Em comparação com outros investimentos tradicionais [como a poupança], o rendimento desse montante será bem melhor porque considera a taxa básica de juros, a Selic”, observa o gerente de impostos pessoa física da BDO no Brasil, uma das maiores redes de serviços tributários do mundo, Cleiton Felipe.

Ou seja, enquanto a restituição fica retida pela Receita ela é corrigida pela Selic, que tem uma taxa de juros mais vantajosa do que a de outros investimentos. Além disso, quem recebe no primeiro lote e investir o dinheiro em alguma modalidade que também leve a Selic em conta, vai ter que arcar com taxas, além de declarar este valor no imposto de renda do ano seguinte.

LEIA TAMBÉM:  Declaração de veículo no Imposto de Renda tem mudanças; entenda

A segunda vantagem segundo o especialista é a possibilidade de revisar tudo com bastante atenção. A dica de deixar a entrega para a última hora, reforça ele, não quer dizer deixar tudo para a última hora. “Nunca é recomendado fazer isso. É preciso começar os documentos e as informações desde cedo. Quem faz isso pode se dar ao luxo de esperar uma semana, por exemplo, imprimir o que já preencheu e dar uma boa revisada. Isso é importante porque um erro, um número digitado errado, pode fazer o contribuinte cair na malha fina”, afirma o gerente de impostos pessoa física da BDO.

Se por um acaso a último lote regular vier e você, que deixou para a última hora, não estiver nele, aí sim, pode ser um indício de que você ficou na malha fina. “Mas é apenas um indício, já que algumas pessoas ficam para depois em razão de ‘filtros’ do sistema da Receita. Um exemplo prático disso são pessoas que têm um valor muito alto em despesas médicas, acima de R$ 10 mil, por exemplo. É comum essas pessoas serem chamadas para apresentar documentos [que corroborem o que foi apresentado] sem terem caído na malha fina”, explica Cleiton Felipe.

O prazo final para a declaração do imposto de renda 2018 é às 23h59 do dia 30 de abril.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]