• Carregando...
Prazo da entrega da declaração do IR está no fim. Veja dicas de última hora na Gazeta do Povo. | /
Prazo da entrega da declaração do IR está no fim. Veja dicas de última hora na Gazeta do Povo.| Foto: /

Às 23h59 desta sexta-feira (28) termina o prazo para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2017. Mesmo com a proximidade da data final, mais de 11 milhões de contribuintes ainda não entregaram suas declarações ao Fisco. Ao todo, a Receita Federal espera receber 28,3 milhões de declarações neste ano.

Para quem deixou para a última hora, a primeira dica é respeita o prazo e entregar o IR mesmo que faltem algumas informações. Quem enviar os dados depois do período terá de pagar uma multa de R$ 165,74 a até 20% sobre o imposto devido.

LEIA TUDO sobre Imposto de Renda

Deixar o imposto de renda para última hora pode fazer seu dinheiro render mais

“O contribuinte deve fazer o máximo possível para reunir todas as informações necessárias até o prazo da declaração. Se estiver faltando algum documento ou comprovante, é possível retificar até cinco anos depois do envio”, lembra a consultora da área tributária da IOB/Sage Brasil Andrea Nicolini.

Computador ou tablet?

Aos que optarem pela declaração simplificada, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), Mario Berti, aconselha o uso dos programas para tablets ou celulares, que agilizam o processo de entrega.

Mas, caso o contribuinte precise fazer a declaração completa, o dirigente indica o uso dos velhos computadores de mesa. “Para declarações mais elaboradas, o computador é uma opção melhor que os tablets e telefones, porque estes aparelhos possuem dificuldades para armazenar e enviar alguns dados”, alerta. Entre as fontes de renda que podem apresentar dificuldades de envio pelos aparelhos estão os ganhos de capital com renda variável e a venda de imóveis.

LEIA TUDO sobre Imposto de Renda

Quatro motivos para ficar atento na hora de declarar rendimentos no Imposto de Renda

Outro ponto a ser observado pelos declarantes são os documentos e comprovantes de prestação de serviços. Ter toda a papelada em mãos ou organizada em pastas torna o processo mais rápido, principalmente neste ano, quando a Receita passou a exigir os recibos de atendimentos médicos e de advogados, por exemplo.

Se o contribuinte declarar estas despesas, mas não apresentar os recibos, as chances de cair na malha fina são maiores. Portanto, ao informar os dados, a pessoa deve oferecê-los na hora ou quando fizer a retificação.

Os melhores horários contra o relógio

Andrea conta que nos últimos anos a estrutura do sistema de transmissão do IR está mais bem preparada para receber grandes fluxos de declarações. Para evitar possíveis quedas, a consultora sugere que sejam feitas preferencialmente pela manhã ou no fim do dia.

A profissional ressalta ainda que, ao escolher a declaração simplificada ou completa, os declarantes não poderão mais alterá-la depois de enviada. Como dica para os contribuintes que estiverem em dúvida sobre qual das opções escolher, Andrea sugere que a pessoa simule a declaração por meio do fornecimento das fontes de renda, para avaliar qual é opções mais adequada conforme aponta o sistema.

Antecipar IR e FGTS inativo só é bom se você tiver dívidas caras. Entenda

Como aumentar a restituição do imposto de renda

Juros do imposto seguem a Selic

Os juros cobrados pelo imposto devido seguem as variações da taxa Selic, que está em 14,25% ao ano. Por isso, para fugir da taxação, os contribuintes podem pagar o IR em apenas uma parcela. Caso não seja possível, os valores podem ser parcelados em até oito cotas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]