• Carregando...
 | /Bigstock
| Foto: /Bigstock

Manter a vida financeira em ordem é como fazer exercícios físicos. É preciso disciplina, planejamento e força de vontade. E os resultados também são parecidos. Se os exercícios garantem saúde física, a organização financeira garante tranquilidade para lidar com emergências e ajuda a realizar sonhos de consumo. Para ajudar na sua rotina, a Gazeta do Povo elaborou um Guia de Finanças Pessoais, com orientações de especialistas sobre alguns passos que vão garantir o sucesso do seu planejamento financeiro.

Autoconhecimento

Antes de começar a planejar você precisa refletir sobre sua relação com o dinheiro. Você é organizado ou tem dificuldade para lidar com o cartão de crédito? Você conhece bem os instrumentos financeiros, ou precisa de ajuda? Essa reflexão vai ajudá-lo a entender o tamanho do desafio para economizar. Também é importante conhecer o seu perfil como investidor. Você tem aversão a perdas ou quer arriscar? A partir disso, você pode escolher os melhores investimentos.

Organização

Além de saber organizar os gastos para conseguir poupar, é preciso dar atenção a detalhes que, se não forem devidamente analisados, podem gerar um verdadeiro caos no seu planejamento financeiro. Você precisa saber qual a sua renda, no que você gasta e como poderia aumentar a poupança. Se você tem dívidas, esse segundo passo é a hora de colocar as contas em dia.

Investimentos

Se você já sabe qual é o seu perfil de investidor e conseguiu se organizar para economizar, pode agora analisar suas opções. Há boas opções no mercado que estão à disposição de todos. Não tenha preguiça nem receio de procurar a melhor rentabilidade dentro do seu perfil de investidor.

Acompanhamento

Os desafios que você enfrenta mudam ao longo da vida e é preciso estar preparado. Com as finanças pessoais, não é diferente. Você precisa se adaptar às mudanças e se preparar para assumir novos planos. Pensar em seguros e previdência, por exemplo, fazem parte dessa visão de longo prazo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]