• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O mercado oferece muitas opções para quem quer aumentar a renda através de investimentos. Para escolher, é preciso saber o objetivo da aplicação a ser feita e em quanto tempo se pretende fazer o resgate dos valores. Mas, mais do que esses critérios, a principal análise está sobre o seu tipo de investidor. Isso porque conhecer o seu perfil vai além de decisões financeiras e fenômenos explicados em livros de economia. Saber que tipo de investidor é você significa entender suas preferências, saber suas reações e antecipar como os resultados de suas aplicações podem afetá-lo.

TESTE: Veja qual o seu perfil de investidor

OS PERFIS: Veja os três estilos de investidores

Antes de apresentar as opções de investimentos que o cliente pode fazer, as instituições financeiras têm a obrigação de elaborar um questionário que vai definir o perfil de investidor de cada um. O mapeamento também pode ser feito através de entrevista com um profissional da área. Assim como os questionários, a classificação dos perfis varia entre as instituições. A mais simples divide os investidores em três tipos: conservador, moderado e agressivo.

Dentre as diferenças entre os perfis estão o quanto cada um aceita arriscar seu patrimônio em troca de rentabilidade acima da renda fixa e quais as possibilidades de investimento disponíveis para cada um. Nos dois quesitos, a escala é mais baixa para os conservadores e aumenta progressivamente em direção ao perfil agressivo.

Gabriel Leal, sócio da XP Investimentos, explica que os perfis são definidos a partir da avaliação do conhecimento de mercado que o cliente tem, sua necessidade de liquidez e segurança e os prazos que ele estabeleceu para acumular certa quantia. “A questão de idade interfere pouco, mas o mais relevante é o horizonte, o prazo para o resgate, e a necessidade de recurso, o quanto precisa render. ”

Segundo o planejador financeiro Emerson Wan, também é preciso avaliar o momento de vida pelo qual o investidor está passando. O cenário para quem está planejando ter filhos é diferente daquele de quem está se preparando para a aposentadoria. “Perfil de investidor é um filme, não uma foto. Eles podem mudar ao longo da vida, à medida que seus objetivos mudam”, alerta.

Tipos de perfil

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/10/10/Economia/Imagens/Vivo/p1_conservador.jpg

Conservador

Busca retorno previsível com segurança. Quer preservar dinheiro, sem correr risco. Liquidez é desejada.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/10/10/Economia/Imagens/Vivo/p1_moderado.jpg

Moderado

Quer que o patrimônio cresça, assumindo um risco controlado. Privilegia um equilíbrio entre segurança, liquidez e rentabilidade.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2016/10/10/Economia/Imagens/Vivo/p1_agressivo.jpg

Agressivo

Quer o melhor retorno possível e aceita retornos negativos no curto e médio prazo para ganhar mais que a renda fixa no longo prazo. Está ciente dos riscos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]