• Carregando...

Metalúrgicos da GM (General Motors) de São José dos Campos, a 97 km de São Paulo, que estavam em greve desde a última sexta-feira (20) voltaram ao trabalho às 7 horas desta quinta-feira (26). A decisão ocorreu em assembleia que teve início às 5h30.

A decisão vem após acordo entre a empresa e o Sindmetalsjc (Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos), segundo o qual 650 trabalhadores terão cinco meses de lay-off (suspensão temporária de contrato de trabalho) no dia nove de março com garantia de estabilidade por três meses. Operários do turno da tarde devem votar sobre a decisão às 14 horas.

Na visão do sindicato, a oferta é melhor do que aquela anterior à greve iniciada na semana passada, de dois meses de lay-off para 794 funcionários sem garantia de estabilidade ao término do período.

Na interpretação da entidade, a proposta anterior significava, na prática, a demissão ao fim do período. Recentemente, o mesmo número de funcionários havia voltado de um lay-off de cinco meses, mas com estabilidade no emprego até 7 de agosto.

Segundo Antônio Ferreira de Barros, presidente do Sindmetalsjc, a fábrica de São José abastece as unidades de São Caetano do Sul e Gravataí, também na grande São Paulo. Dessa forma, a greve já tinha inviabilizado a produção do turno da tarde da fábrica de São Caetano.

Procurada, a GM não se manifestou sobre o novo acordo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]