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O investimento em estradas caiu de 0,3% do PIB em 2015 para 0,25% do PIB em 2016, segundo a consultoria Inter.B. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
O investimento em estradas caiu de 0,3% do PIB em 2015 para 0,25% do PIB em 2016, segundo a consultoria Inter.B.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

A recessão pode terminar neste ano, mas o estrago que ela causou nos investimentos em infraestrutura vai atrapalhar o país por muito tempo. Após forte queda em 2015 e 2016, o gasto nessa área – que já andava bem abaixo do necessário – recuou ao menor nível em 13 anos.

O retrocesso já torna mais difícil o dia a dia das pessoas, mas seus maiores efeitos ainda vão aparecer. Quando a economia voltar a avançar, cedo ou tarde vai esbarrar em gargalos de transporte, telecomunicações, energia e saneamento.

Veja infográfico com histórico do investimento em infraestrutura

A consultoria Inter.B, especializada no assunto, estima que poder público e iniciativa privada investiram R$ 110 bilhões em infraestrutura no ano passado, cerca de 17% menos que em 2015, já descontada a inflação. Um tombo bem pior que o da própria economia, que encolheu algo próximo de 3,5%, segundo cálculos do mercado.

Com isso, o desembolso na área passou do equivalente a 2,11% do PIB em 2015 para 1,78% do PIB no ano passado. Em ambos os casos, muito abaixo do patamar de 3% do PIB que, segundo a Inter.B, é necessário para ao menos manter o nível “per capita” da infraestrutura que já existe. Para modernizar essa base, seria preciso investir perto de 5,5% do PIB ao longo de duas décadas, estima a consultoria.

Investimento produtivo está em queda livre desde 2014

Estradas, redes de água e esgoto, aeroportos e serviços como telefonia celular e banda larga precisam não só de manutenção, mas de um ritmo de expansão que no mínimo acompanhe o crescimento do número de usuários. Não é o que acontece no Brasil. A última vez que o país aplicou pelo menos 3% do PIB em infraestrutura foi em 2001, primeiro ano da série histórica da Inter.B.

Efeitos

Alguns dos efeitos imediatos da queda no investimento são notados no mercado de trabalho e, por consequência, no poder de compra da população. “Obras de infraestrutura influenciam a demanda da construção civil, que é um setor intensivo em mão de obra. Com menos obras, temos menos emprego e, portanto, menos poder de consumo”, diz economista Leonardo Mello de Carvalho, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

No período de 12 meses encerrado em novembro, quase 2 milhões de brasileiros perderam o emprego, dos quais 702 mil na construção, segundo o IBGE. No mesmo intervalo, as vendas no varejo encolheram 9,1%.

Além de causar danos no curto prazo, o descuido com a infraestrutura tem impactos de longa duração. Ele está entre as causas da baixa produtividade da economia brasileira, que em 2016 caiu pelo terceiro ano seguido, segundo dados preliminares da organização The Conference Board. E essa baixa produtividade limita o crescimento potencial do país. A maioria dos economistas acredita que, nas condições atuais, o PIB pode crescer apenas 1% ou 2% ao ano sem causar pressões inflacionárias.

“Esse subinvestimento sistemático afeta o próprio bem-estar da população”, diz Cláudio Frischtak, presidente da Inter.B. “Se investimos menos que o necessário em mobilidade urbana, por exemplo, as pessoas têm de sair mais cedo de casa, chegam cansadas ao trabalho, consequentemente produzem menos, e depois chegam mais tarde em casa.”

Retomada deve ficar para 2018

O governo federal planeja licitar, neste ano e no próximo, 11 projetos de infraestrutura, entre aeroportos, ferrovias, rodovias e terminais portuários. Também fará leilões de concessão de campos de petróleo e gás e planeja privatizar seis distribuidoras de energia e três companhias de saneamento.

A impressão, no mercado, é de que esses processos poderiam estar andando um pouco mais rápido. Mas, por maior que seja o esforço do Planalto, os primeiros resultados devem aparecer apenas em 2018 – ou, com sorte, no fim de 2017.

“Você pode licitar o projeto neste ano, mas canteiro de obras, que se traduz em investimentos, demora alguns meses. Vemos uma retomada mais forte no ano que vem”, diz Cláudio Frischtak, presidente da Inter.B. A projeção da consultoria é de que o investimento em infraestrutura corresponda a 1,77% do PIB neste ano, nível semelhante ao de 2016, mas que suba para 1,98% do PIB em 2018.

Investimento produtivo está em queda livre desde 2014

O dinheiro aplicado em infraestrutura é parte do investimento produtivo, que está em queda livre desde 2014. Esse indicador – que reflete o desembolso em máquinas, equipamentos e construção civil e é tecnicamente chamado de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) – alcançou o equivalente a 20,9% do PIB em 2013, melhor resultado da série histórica iniciada em 1996. Depois, recuou até atingir 16,7% do PIB no ano passado, no acumulado de janeiro a setembro.

O Ipea estima que, se mantido o comportamento observado até novembro, a FBCF fechou 2016 com queda de 11,2%, após um recuo de 13,9% no ano anterior. Por trás dessa retração estão a queda nos gastos do governo, que passa por grave crise fiscal, e do setor privado, que viu a demanda despencar e gradualmente perdeu a confiança na economia.

“Mesmo que haja um início de recuperação da demanda, não haverá num primeiro momento uma necessidade muito grande de investimentos. Antes, a indústria vai ocupar a grande capacidade ociosa que existe hoje”, diz Leonardo Mello de Carvalho, economista do Ipea.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) do setor industrial caiu a 72,5% em dezembro, menor patamar da série histórica do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), iniciada em 2001.

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