• Carregando...
O serviço sugere, na sua página principal, as “playlists” conforme o horário | Reprodução
O serviço sugere, na sua página principal, as “playlists” conforme o horário| Foto: Reprodução

O Google lança no Brasil nesta terça-feira (4) seu serviço de música por assinatura, o Play Music All Access, com listas de reprodução criadas para certas atividades (ginástica, no carro, trabalho e outros) e humores (calmo, concentrado, feliz,etc), a fim de se equiparar a concorrentes como Apple Music, Deezer e Rdio.

A capacidade é fruto de curadoria humana (não há qualquer influência de algoritmos, segundo a empresa) e da incorporação da empresa Songza, adquirida pelo Google no ano passado, e chega nesta terça também à Austrália.

O Brasil é o primeiro país não anglófono a receber a capacidade. Usuários do aplicativo para Android e para iOS, além da versão web, poderão acessar as listas a partir das 19h de Brasília.

O serviço sugere, na sua página principal, as “playlists” conforme o horário – numa terça de manhã, mostra a lista “ligar no 220”; pela noite, “desacelerar” – e o histórico do usuário – um roqueiro verá pouca coisa de MPB ou sertanejo, por exemplo.

Personalização

“A ideia é facilitar as coisas ao máximo para o usuário”, disse Elias Roman, cofundador do Songza e agora gerente de produto do Google Play Music. “Mas é diferente de uma rádio on-line porque você pode personalizar as listas.”

Se um usuário costuma ouvir música dos anos 80 nos sábados à noite, o Music vai mostrar a playlists que contenham canções da época nesse horário, promete Roman.

Ferramenta para jogar games de Xbox 360 no One será lançada em novembro

Mais de cem títulos estarão disponíveis no início

Leia a matéria completa

As listas de reprodução baseadas em gênero também serão mantidas, além de subdivisões conforme a atividade: a playlist “cantar no chuveiro” pode ter as facetas pop, rock ou sertanejo; “a hora do jantar” tem bossa nova, rock acústico ou MPB instrumental.

O Google não soube precisar quantas novas listas passou a disponibilizar para o usuário, mas, segundo o aplicativo, são “milhares” de combinações disponíveis. As listas são atualizadas regularmente – algumas, como as que têm como temática a atualidade do conteúdo, com maior frequência.

O usuário pode copiar a playlist para sua biblioteca e personalizá-la da maneira que preferir. Os botões de “curti” e de “não gostei” também refinam a lista de reprodução.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]