• Carregando...
 | Pillar Pedreira/Agência Senado
| Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Depois de anunciar, no fim do ano passado, a liberação do saque do FGTS disponível em todas as contas inativas até o dia 31 de dezembro de 2015, o governo pode voltar atrás e restringir o número de saques.

De acordo com informações da Folha de São Paulo, o governo concluiu que cerca de 2% dessas contas possuem um montante significativo de recursos e agora estuda a criação de um mecanismo para restringir o número de saques.

Na avaliação do governo, segundo o jornal, essas contas pertencem a trabalhadores com maior renda que, provavelmente, aproveitariam a oportunidade para alocar os recursos em aplicações financeiras com maior rentabilidade do que a proporcionada pelo fundo. Assim, parte importante dos recursos liberados não seria destinada ao consumo e não teria efeito para reanimar a atividade econômica, como esperava o governo.

A liberação do dinheiro de contas inativas foi anunciada no dia 22 de dezembro como uma medida de estímulo è economia. De acordo com estimativas do governo, cerca de 10 milhões de trabalhadores seriam beneficiados com o saque total de recursos que chegam a R$ 30 bilhões retidos em contas que não recebem novos depósitos desde o dia 31 de dezembro de 2015. O calendário com o cronograma dos saques está previsto para o início de fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]