• Carregando...
Na abertura do ano legislativo de 2016, Dilma defendeu a necessidade de mudar as regras da aposentadoria. | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Na abertura do ano legislativo de 2016, Dilma defendeu a necessidade de mudar as regras da aposentadoria.| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O governo recorreu a declarações dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff para convencer deputados e senadores a aprovar a reforma a Previdência, projeto que é rejeitado pela maioria da população.

Segundo o site Poder 360, do jornalista Fernando Rodrigues, um vídeo com falas dos petistas foi exibido na noite desta segunda-feira (20) ao presidente Michel Temer, a ministros e a parlamentares da base aliada, durante uma reunião de articulação política.

SAIBA MAIS sobre aposentadoria e reforma da Previdência

Críticos do projeto de reforma que tramita na Câmara, Lula e Dilma defenderam anteriormente mudanças nas regras de aposentadoria.

As mudanças mais polêmicas que Temer quer fazer na aposentadoria

Leia a matéria completa

No vídeo exibido à base aliada, Lula afirma, em janeiro de 2016, que “a Previdência de vez em quando tem de ser reformada”. “Na medida em que avança cientificamente a nossa sobrevivência, a nossa longevidade, você não pode ficar com a mesma lei que tinha 50 anos atrás. É preciso que você avance”, defende.

O material tem duas falas de Dilma, quando ainda era presidente, uma de janeiro e outra de fevereiro de 2016. Na primeira, ela afirma que um dos caminhos é aumentar a idade mínima de acesso à aposentadoria, como fizeram países desenvolvidos.

Na segunda, em discurso ao Congresso na abertura do ano legislativo, Dilma defendeu a necessidade de enfrentar “o desafio maior para a política fiscal no Brasil”, que segundo ela é “a sustentabilidade da Previdência Social num contexto de envelhecimento da população”.

Relator da reforma da Previdência vai ‘calibrar’ regra de transição

Bancada paranaense é contra reforma da Previdência, mas com alguns ‘poréns’

Em seguida, a então presidente disse que as despesas com a Previdência e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) responderam por 44% do gasto primário da União em 2015.

“Mantidas as regras atuais de aposentadoria, esse porcentual tende a aumentar exponencialmente, diante do envelhecimento esperado da população brasileira”, disse Dilma a parlamentares. “Um dado ajuda a explicitar nosso desafio. Em 2050 teremos uma população em idade ativa similar à atual. Já a população acima de 65 anos será três vezes maior”, completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]