• Carregando...

Com as ações da Petrobras em baixa, a presidente da estatal, Graça Foster, vê no pré-sal o melhor argumento para que os investidores mantenham o otimismo nos resultados da empresa.

Nesta terça-feira (12), em entrevista no "Programa do Jô", da Globo, ela disse que aplicar na Petrobras é "uma ótima opção". Ao ser questionada pelo apresentador se há riscos de o pré-sal não se confirmar uma grande fonte de ganhos para a empresa, Graça afastou tal possibilidade.

"O pré-sal já é uma realidade", disse. "É uma questão de tempo [para os resultados começarem a aparecer]", afirmou. Em seguida, ela deu a dica ao apresentador: "As ações da Petrobras estão muito desvalorizadas por uma série de razões, enfim, e você faz muito bem em comprar [papeis da estatal]".

Graça voltou a dizer que, por enquanto, o preço dos combustíveis não vai aumentar, apesar dos custos internacionais do barril de petróleo e também das pressões do mercado, que nos últimos meses derrubou em 26% o valor em dólar das ações da estatal brasileira -a maior queda entre as grandes empresas do setor.

"Hoje, agora, os preços estão mantidos. Os nossos consumidores não têm do que reclamar. Temos gasolina de excelente qualidade", disse Graça no início da entrevista que vai ao ar hoje à noite.A Petrobras não reajusta os combustíveis desde novembro de 2011. Na cidade de São Paulo o valor médio do litro de gasolina está perto de R$ 2,70, já o diesel gira próximo de R$ 2,08.

Embora a manutenção dos preços seja positiva para o consumidor e para não impactar também nos índices de inflação (o que é uma preocupação do governo), para a Petrobras isso representa perda de ganhos (incomodando os acionistas), já que, em relação ao preço do petróleo no mercado internacional, os valores estão defasados entre 26% e 28%.

Na semana passada, o jornal Folha de S.Paulo publicou que, entre as maiores companhias do setor, a Petrobras foi a que teve maior perda no valor de suas ações no mercado. Enquanto a brasileira viu o valor de seus papeis cair 26%, as concorrentes registraram recuos bem menores. Na Exxon, a queda foi de 10,5%. A BP teve redução de 18% e a PetroChina, 11%.

Ontem, a Petrobras divulgou ter alcançado recorde de produção nas refinarias brasileiras, reduzindo as importações de derivados do petróleo.

Segundo a Petrobras, na semana passada foi alcançada a marca de 2,029 milhões de barris por dia. O recorde anterior havia sido registrado em julho de 2010 -2,020 milhões de barris de petróleo por dia. Para Graça, é "questão de tempo" até a estatal se transformar em na maior empresa do mundo no setor de energia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]