• Carregando...
 | /Bigstock
| Foto: /Bigstock

Dois pesquisadores norte-americanos podem ter criado a máquina que será capaz de ler pensamentos. “As pessoas usam diferentes definições para ‘leitura mental’, mas, definitivamente, estamos chegando perto”, disse Bruce Kuhl, neurocientista e professor da Universidade de Oregon, à revista norte-americana Vox. Ele trabalhou no projeto com o também neurocientista Hongmi Lee.

Leia mais sobre inteligência artificial e novas tecnologias

No estudo, os profissionais submeteram 23 voluntários a um exame de ressonância magnética. Enquanto eram examinados, eles viam centenas de imagens de rostos. O aparelho de ressonância, que consegue registrar mudanças sutis no fluxo sanguíneo cerebral, estava conectado a um software de inteligência artificial – e aí está a chave da pesquisa.

Siga @gptecno no Twitter

Em uma primeira parte do teste, o computador era treinado. Ele recebia informações sobre o fluxo sanguíneo do cérebro dos voluntários e uma série de dados matemáticos sobre a foto que estava sendo mostrada. A partir daí, criava conexões entre uma coisa e outra. Este sistema inteligente tinha a capacidade de aprender, o que é chamado de “machine learning” na área de inteligência artificial.

Na segunda parte dos testes, o computador tentava “adivinhar” as características da foto que estavam sendo mostradas no aparelho de ressonância. Os voluntários recebiam novas fotos e a inteligência artificial tentava recriá-las com base na atividade cerebral da pessoa -- mais especificamente em duas regiões do cérebro: o giro angular (ANG), que resgata as imagens na memória recente, e o córtex occipito-temporal (OTC), que processa os sinais visuais.

Apesar de recriações serem confusas, os pesquisadores veem pontos importantes. Kuhl e Lee lançaram uma enquete online perguntando se as imagens eram de homens ou mulheres, se a pessoa parecia triste ou feliz e se a cor de pele era clara ou escura. A maior parte das respostas estava correta, o que mostra que o software conseguiu extrair padrões básicos da memória dos voluntários.

Na sequência abaixo, você pode conferir o resultado com algumas fotos:

As cinco primeiras colunas mostram as imagens mais próximas às originais; as duas últimas, as mais distantesDivulgação/Universidade do Oregon

Mais análises

O estudo ainda teve um desdobramento. Em um novo teste, os pesquisadores pediram para que os voluntários olhassem para a imagem, mas desta vez ela desaparecia após certo tempo e a pessoa precisava guardar o rosto na memória. Somente aí a ressonância captava a atividade cerebral..

O resultado foi sensivelmente pior. Ainda assim, pelos cálculos do computador, as imagens eram, em média, 54% fidedignas às originais.

O estudo foi publicado no Journal of Neuroscience.

Finalidade

Apesar de chamar atenção pela capacidade “telepática”, o objetivo do sistema não é,de fato, ler mentes. Os neurocientistas querem, na verdade, estudar o cérebro.

Na entrevista à Vox, Kuhl aponta que há muito a ser descoberto sobre como funcionam as regiões cerebrais. O simples fato de uma área do cérebro de “acender” quando está ativa, algo que os cientistas já detectam, não diz muito sobre o que está fazendo, ele aponta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]