• Carregando...
 | JUNG YEON-JE/AFP
| Foto: JUNG YEON-JE/AFP

Com o uso intenso de diversos aplicativos, jogos e internet, os smartphones atuais não conseguem manter a carga da bateria por mais de um dia. No caso de alguns aparelhos é necessário andar com o carregador sempre à mão ou com um banco de baterias, também chamado de power bank.

Pode ser difícil acreditar, mas ainda existem casos em que a bateria dura vários dias. Ao procurar pelas especificações de duração da bateria em um smartphone é possível identificar duas possibilidades – a primeira é a baseada em horas de conversação ou tempo de espera, enquanto a segunda tem o valor da capacidade da bateria em mAh.

Leia outras matérias sobre smartphones

O mAh significa miliampère-hora, e na prática quer dizer que se uma bateria tem 2200mAh e o smartphone consome em média 220mA durante o uso de diversas funções, a bateria vai durar 10 horas. Mas quando o aparelho está ligado, sem uso (estado de espera), este consumo pode ser até 20 vezes menor e a carga da bateria pode durar vários dias.

Mas é importante entender que o valor da capacidade da bateria em mAh não indica se a sua duração em um smartphone pode ser maior ou menor em relação a outro. Por exemplo, um aparelho com mais recursos normalmente tem uma bateria de maior capacidade em relação a outro com menos recursos, sendo possível que em mesmas condições de uso a duração da bateria seja igual para ambos.

Além dos recursos do aparelho, outro fator que impacta no consumo de bateria é o número de aplicativos instalados que estão rodando em segundo plano. A cada novo aplicativo instalado, a duração da bateria passa a ser menor, pois este aplicativo poderá ficar ativo mesmo quando não estiver em uso, como por exemplo, monitorando a internet para emitir uma notificação ao receber uma mensagem de e-mail ou rede social. E muitos aplicativos que já vêm instalados de fábrica ficam ativos sem que o usuário tenha conhecimento deles ou mesmo nunca os use.

“Limpando” aplicações

E o que o usuário pode fazer para estender a duração da bateria, sem deixar de usar os aplicativos de sua preferência e sem ter conhecimento de quais outros aplicativos podem estar “roubando” a carga da bateria? Existem aplicativos assistentes que podem fazer isso, inclusive alguns são instalados de fábrica em algumas marcas de smartphones.

Um exemplo de aplicativo gratuito e confiável que pode auxiliar na economia de bateria é o Android Assistant. Ele tem uma opção de limpeza automática de aplicações que encerra periodicamente processos que estão consumindo recursos do smartphone – portanto, além de economizar a bateria, também vai liberar a memória RAM e deixar o aparelho mais rápido em suas operações.

Este aplicativo oferece ainda outras opções úteis, como a remoção de arquivos desnecessários na opção de limpeza de cache e também limpeza de histórico e arquivos temporários, que normalmente ficam ocupando a memória de dados do aparelho. Vale a pena conferir. Ele está disponível na Play Store.

Desabilitando recursos

Além de usar um aplicativo para limpar periodicamente as aplicações desnecessárias em execução, é importante desabilitar os recursos do aparelho, quando não estiver em uso, como o GPS e o Bluetooth. Quando estiver em um ambiente com wi-fi, deixar desabilitada a rede de dados, e quando estiver em um ambiente externo, habilitar a rede de dados e desabilitar o wi-fi. Com essas dicas a bateria poderá durar até 50% mais tempo no caso de um usuário que não estava atento a essas questões.

*Ederson Cichaczewski é professor do curso de Engenharia da Computação do Centro Universitário Internacional UNINTER.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]