• Carregando...
Estudante controla drone com impulso cerebrais | Divulgação/Universidade da Flórida
Estudante controla drone com impulso cerebrais| Foto: Divulgação/Universidade da Flórida

Você acredita na força do pensamento? Pois deveria, afinal, ela já é capaz de movimentar objetos e até fazer um drone voar. Pode soar paranormal, mas é tecnológico.

Um grupo da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, tem desenvolvido estudos em uma das áreas que mais promissoras: a leitura cerebral aplicada à tecnologia. No fim de abril, uma corrida de drones controlados pelo cérebro foi uma demonstração prática destes avanços.

Durante a competição, 16 estudantes usaram headsets com eletroencefalograma. O aparelho era capaz de ler os impulsos cerebrais emitidos. Estas informações eram então enviadas a um computador, que processava os dados procurando padrões que indicassem o desejo de fazer o drone se movimentar. E tiveram sucesso. Tudo que o “piloto” precisava fazer era pensar em guiar o aparelho (de forma bem prática: para virar a direita, ele tinha de pensar em virar à direita).

Obviamente, a corrida de drones não teve movimentos tão naturais quanto os feitos com controle remoto, como mostra o vídeo divulgado pela universidade. Isso porque este tipo de estudo ainda está em fase inicial.

Apesar disso, a tecnologia de “leitura mental” é aposta em diversas áreas. Incluindo a Medicina. Recentemente, um jovem americano tetraplégico conseguiu mexer uma das mãos graças a um tratamento em que um chip lia impulsos cerebrais e enviava a um computador. A máquina decodificava estas informações e as transmitia aos músculos da mão direita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]