• Carregando...
 | Reprodução/Pixabay
| Foto: Reprodução/Pixabay

Manipular o cursor do computador ou personagens de um jogo apenas com o olhar pode ser uma realidade não muito distante. É que a Eyefluence, startup do engenheiro Jim Marggraff, com sede no Vale do Silício, desenvolveu uma tecnologia que identifica para onde as pessoas estão olhando. Desta forma, o controle de objetos como se faz com o clique de um mouse ou ao escolher um ícone na tela de toque seria uma possibilidade.

Para Marggraff, a tecnologia popularizaria a realidade virtual (RV). Isso porque, além de proporcionar uma experiência mais natural, ela poderia aliviar o enjoo que muita gente sente ao utilizar os óculos especiais. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, é um dos entusiastas da tecnologia baseada no olhar. Zuckerberg diz acreditar que os headsets que existem atualmente – sempre com algum tipo de dispositivo para acoplar na cabeça – exigem muitos movimentos e cansam os usuários.

Fabricantes de headsets já sondam a Eyefluence para adquirir a tecnologia. A Motorola Solutions, por exemplo, acredita que o processo poderá ser usado nas áreas de medicina e mineração.

Já há empresas que trabalham com aparelhos que monitoram o olhar e poderiam ser conectados a headsetes, como a Tobii, The Eye Tribe, SensoMotoric Instruments e a Fove – que em breve lançará um headset com a tecnologia, inclusive. A grande sacada da Eyefluence, porém, é de que os olhos não poderão ser utilizados apenas como cursor, mas também para selecionar - como um clique –, aproximar ou girar os objetos.

Colaborou: Mariana Balan

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]