• Carregando...
 | What Is My Movie/Reprodução
| Foto: What Is My Movie/Reprodução

Sabe aquele filme do qual você até se lembra de um detalhe ou outro, mas não consegue recordar o título de jeito nenhum? Talvez a inteligência artificial possa te dar uma mão.

Uma empresa chamada Valossa, criada por estudantes da universidade finlandesa Oulu, mantém há alguns meses no ar uma ferramenta para descobrir filmes, o What Is My Movie.

A ideia é simples, mas usa uma tecnologia bastante avançada. O software desenvolvido pela Valossa analisa versões não-editadas de vários filmes e destaca atores, ações, lugares e vários outros pontos. Tudo isso é transformado em metadados avançados -- no campo da inteligência artificial e da Big Data, isso é chamado de “deep content” (conteúdo profundo).

A partir daí, os desenvolvedores disponibilizam um motor de busca programado para entender a linguagem coloquial. Para achar os filmes, o usuário só precisa digitar frases normais, como se falasse com um amigo. Por exemplo, para descobrir o nome do filme “Once”, usamos a frase “filme sobre um cantor de rua que conhece uma pianista”. A ferramenta acertou. E ofereceu outras opções de filmes com enredos comparáveis.

Nem sempre dá certo, obviamente, já que somente 40 mil filmes estão no banco de dados da ferramenta. Além disso, a ferramenta só funciona em inglês -- pelo menos por enquanto.

Apesar da trivialidade do sistema, ele pode representar um avanço natural para a indústria. É bem aplicável a serviços de streaming, por exemplo -- já imaginou uma ferramenta de buscas como essa no Netflix?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]