• Carregando...
Algoritmos calculam as chances de uma mensagem ser respondida e sugere alterações para torná-la mais assertivas | Boomerang /Divulgação
Algoritmos calculam as chances de uma mensagem ser respondida e sugere alterações para torná-la mais assertivas| Foto: Boomerang /Divulgação

Encontrar um sistema que escreva e responda todos os seus e-mails ainda é o sonho de muitos. Enquanto ele não se realiza, uma solução pensada pela Boomerang promete minimizar a angústia. A startup criou o Respondable, uma ferramenta disponível para Gmail que analisa suas mensagens, prevê a probabilidade de elas serem respondidas e sugere alterações para melhorar a assertividade do recado. Se o título, por exemplo, for muito conciso ou tiver um tom considerado rude demais, ela vai sinalizar.

A solução beneficia o emissor da mensagem – que aumenta a probabilidade de ter seu e-mail respondido com agilidade – e o receptor – que recebe conteúdos mais claros e assertivos. Além de revisar as mensagens, o plug-in ainda lembra o usuário sobre e-mails à espera de respostas.

Sistema inteligente

Segundo a Boomerang, o conjunto de algoritmos que fazem o trabalho foi treinado por dados públicos, como críticas de filmes. Com elas, entendeu a diferença entre textos com sentimentos positivos e negativos.

O Respondable ainda notou que encontrar o equilíbrio é a solução. E-mails muito simples tendem a ser ignorados. Os excessivamente longos ou complexos também não agradam o leitor. Outra conclusão foi de que recados neutros tendem a receber menos atenção do que os com teor mais crítico ou otimista.

Para a Boomerang, apesar de recente, a novidade demonstra como a Inteligência Artificial pode trabalhar em conjunto com as pessoas, não tomando seus empregos, mas facilitando suas tarefas.

O plug-in é gratuito, mas, por enquanto só consegue avaliar textos em inglês. Caso o usuário deseje uma precisão ainda maior da tecnologia, pode investir de US$ 15 a US$ 50 mensais para ter acesso a informações mais detalhadas sobre o estilo de conteúdo que um receptor pode preferir, baseado em suas preferências, calculadas pelo recurso.

O Respondable é a segunda recente proposta criativa da Boomerang. Não faz muito tempo, a startup criou outro plug-in para Gmail e Outlook que permite ao usuário acionar a função “soneca” durante a resposta de um e-mail. Ele desaparece da caixa de entrada, mas ressurge mais tarde. Por falta de aviso, ninguém fica sem resposta.

Veja aqui como a revisão funciona.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]