• Carregando...
Líquido criado por uma empresa britânica deixa rastros que duram até anos | Lynh Bui/Washington Post
Líquido criado por uma empresa britânica deixa rastros que duram até anos| Foto: Lynh Bui/Washington Post

Um departamento de polícia de Maryland, perto de Washington DC, está divulgando um líquido invisível que transporta um código forense exclusivo – o produto é visto como uma ferramenta de alta tecnologia para combater o crime e rastrear objetos de valor roubados.

O Departamento de Polícia do Condado de Prince George, em Maryland, é o maior dos Estados Unidos a usar a tecnologia SmartWater, projetada para ligar criminosos a bens roubados e cenas de crime com um líquido rastreável que é invisível a olho nu, mas pode ser detectado com luzes negras.

Leia mais sobre novas tecnologias

A tecnologia poderá parar possíveis ladrões ao sinalizar na frente de uma casa que ali se usa o produto SmartWater, diz o chefe de polícia do condado, Hank Stawinski. Ele acrescenta que a tecnologia ajudará as autoridades a efetuarem mais prisões e condenações.

SmartWater é “uma testemunha silenciosa e invisível e que pode ligar os infratores aos crimes mesmo após dias, semanas ou até anos”, disse Stawinski quando o departamento anunciou o lançamento da tecnologia. “Podemos reconstruir esses casos e responsabilizar [os criminosos]”.

Cada garrafa de SmartWater contém um código exclusivo que está registrado no nome do proprietário, disse Phil Clearly, CEO da SmartWater. O líquido, que é difícil de remover e resiste a fogo, só pode ser detectado usando luz ultravioleta. As autoridades policiais podem enviar uma amostra de SmartWater raspada de um item para um laboratório na Flórida, onde os técnicos irão rastrear o proprietário.

“É como o DNA único para cada família”, disse Clearly. “Tudo o que nossos cientistas precisam é de uma partícula.”

Mercado

A empresa britânica, que não está relacionada com as bebidas Smartwater vendidas pela Coca-Cola, disse que o produto foi responsável por mais de mil condenações e está em uso em mais de 30 cidades dos Estados Unidos. Funcionários da empresa também disseram que os departamentos policiais na Europa e nos Estados Unidos que têm um programa SmartWater relataram reduções significativas de crime contra a propriedade.

Moradores que usam SmartWater pagam US$ 4,99 por mês para marcar até 10 itens, disse Clearly.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]