• Carregando...
O aparelho pesa menos de seis quilos e, segundo a Panasonic, é bastante fácil de ser “vestido” | Reprodução/YouTube
O aparelho pesa menos de seis quilos e, segundo a Panasonic, é bastante fácil de ser “vestido”| Foto: Reprodução/YouTube

A japonesa Panasonic, mais conhecida no Brasil por seus eletrodomésticos, televisores e pilhas, quer também ser reconhecida como uma empresa pioneira em robótica. No início deste mês, a companhia trouxe a público, por meio de um vídeo na internet, o projeto de um exosqueleto desenvolvido para auxiliar trabalhadores e pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos.

O vídeo, publicado pela empresa no YouTube, mostra que o acessório já está praticamente pronto para ser lançado. As imagens trazem vários trabalhadores em um depósito vestindo o exosqueleto, batizado de “Assist Suit AWN-03”. O equipamento, preso nas costas e pernas dos usuários, promete reduzir o esforço ao se levantar e carregar caixas, por exemplo, diminuindo também o desgaste do corpo com ações como essas.

O aparelho pesa menos de seis quilos e, segundo a Panasonic, é bastante fácil de ser “vestido” – de fato, está muito longe de outros exosqueletos mostrados em filmes de ficção científica, como Aliens - O Resgate e Avatar.

O equipamento funciona com baterias recarregáveis, que duram cerca de oito horas. Ele consegue perceber automaticamente quando o usuário está fazendo um movimento que irá pressionar suas costas, ao levantar ou segurar um objeto. Neste momento, manda um sinal para os motores e engrenagens presentes no exoesqueleto, que minimiza o esforço do corpo necessário para fazer o movimento e garante que o trabalhador tenha a postura correta – segundo a Panasonic, a tenção nas costas é diminuída em até 15 quilos.

Utilidades

A Panasonic está desenvolvendo ainda outros exosqueletos que auxiliarão as pessoas a correr, subir percursos íngremes e até levantar objetos pesados muito além das capacidades dos usuários.

Veja abaixo o vídeo postado pela Panasonic, que mostra o exoesqueleto e outros projetos em ação (com legendas em inglês):

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]