• Carregando...
Veículo foi criado pela Roborace, empresa de veículos elétricos. | Reprodução/Roborace
Veículo foi criado pela Roborace, empresa de veículos elétricos.| Foto: Reprodução/Roborace

Um carro que faz lembrar os veículos da Fórmula 1, mas com um nível de customização evidentemente alto: essas são as primeiras impressões que se tem do “DevBot”, o primeiro carro de corrida elétrico e autônomo do mundo, segundo seus desenvolvedores.

Criado para atingir até 350 quilômetros por hora, o automóvel não precisa de nenhum passageiro ou motorista para chegar a essa velocidade. As informações são da CNN.

Leia mais sobre inteligência artificial e novas tecnologias

A ideia de um carro circulando a uma velocidade tão alta sem piloto pode parecer um pouco assustadora. Mas o time de engenheiros e cientistas de computação da Roborace, empresa responsável pela tecnologia, acredita que o protótipo deixará as pessoas mais confiantes a respeito dos autônomos.

“O DevBot foi criado para mostrar a capacidade desse tipo de tecnologia e fazer as pessoas ficarem mais confortáveis sobre veículos sem motorista - e precisamos mostrar isso fazendo alguma coisa legal”, explicou Victoria Tomlinson, relações públicas da Roborace, à CNN.

Curta a página “Direto para o futuro” no Facebook

O plano da empresa é ter 10 carros autônomos competindo e fazendo performances durante a temporada 2016/2017 da Fórmula E, um campeonato de automobilismo somente para os elétricos. “É mais uma série de entretenimento para exibir as capacidades do carro”, conta Victoria. “Então, nós gostaríamos de criar um desafio entre os veículos - dois deles iriam em direção um ao outro, em alta velocidade, e desviariam em determinado momento, antes de colidirem”. Os carros, então, cruzariam para lados opostos, formando a figura de um número oito na pista.

A ideia inicial da empresa era lançar o DevBot no ePrix de Hong Kong, que ocorreu no início do mês. O lançamento, no entanto, não deu certo pois o carro apresentou problemas de bateria. A equipe explica que tentará realizar a demonstração novamente na prova de Marrakech, no dia 12 de novembro.

Veja vídeos do DevBot em ação

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]