• Carregando...
 | Oshifumi Kitamura/AFP
| Foto: Oshifumi Kitamura/AFP

Nesta segunda-feira (3), a Toyota apresentou ao mundo sua mais nova criação: um pequenino robô desenvolvido com o intuito de alegrar pessoas solitárias. Medindo 10 centímetros, o Kirobo Mini é uma versão reduzida do Kirobo, robô astronauta de 34 centímetros de altura lançado em 2013 pela empresa, que investe cada vez mais em robótica.

Projetado para ter uma aparência “fofa”, similar a de um bebê - a máquina, inclusive, fala como um -, o Kirobo Mini começa a chegar às lojas japonesas em 2017, com o valor de 40 mil ienes (aproximadamente R$ 1,2 mil na cotação atual). O robô conta com uma câmera, microfone e conexão Bluetooth, para que possa se conectar ao smartphone responsável por seu funcionamento.

Diferentemente do Kirobo original, que chegou a viajar para a Estação Espacial Internacional (ISS), a versão mini do robô foi pensada somente com o objetivo de ajudar emocionalmente aqueles que o adquirirem. “Queremos tratar do crescente problema social das pessoas que não têm ninguém com quem conversar”, disse Moritaka Yoshida, um alto funcionário administrativo da empresa.

Kirobo Mini é apresentado por funcionários da Toyota nesta segunda-feira (3), no Japão.Oshifumi Kitamura/AFP

Já Fuminori Kataoka, um dos responsáveis pelo projeto, disse que “a Toyota sempre fabricou carros que atendem aos mais diversos propósitos, mas desta vez decidimos investir apenas no valor emocional do produto”. Kataoka complementou afirmando que, quando sentado, “ele [o Kirobo Mini] balança um pouco, a fim de simular um bebê que ainda não desenvolveu todas as suas habilidades motoras”.

Para o projetista, a semelhança do robô com uma criança pequena é fundamental para criar uma ligação emocional.

O mercado de robôs de companhia é crescente no Japão, uma vez que as taxas de natalidade do país caem progressivamente e a imigração está cada vez mais desencorajada.

Colaborou: Mariana Balan

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]