• Carregando...
Imagem divulgada pela empresa mostra aeronaves que seriam usadas sob demanda | Divulgação/Uber
Imagem divulgada pela empresa mostra aeronaves que seriam usadas sob demanda| Foto: Divulgação/Uber

O serviço de transporte Uber apresentou nesta quinta-feira (27) um sistema futurista de transporte, que utilizará pequenos aparelhos aéreos elétricos para desobstruir o trânsito urbano.

“A aviação por demanda tem o potencial de melhorar de maneira radical a mobilidade urbana ao devolver às pessoas o tempo perdido”, argumenta a empresa em um “livro branco” de uma centena de páginas.

Leia mais sobre carros autônomos e novas tecnologias

“Uma rede de pequenos aparelhos elétricos, que decolam e aterrizam verticalmente (...) permitirá um transporte rápido e confiável entre as cidades e subúrbios e, eventualmente, no centro das cidades”, afirma o documento.

O sistema se baseia em aparelhos de decolagem vertical, a meio caminho entre veículos voadores e mini-helicópteros. Segundo o Uber, “mais de uma dezena de empresas” já trabalham para desenvolver este tipo de conceito.

Os veículos serão à propulsão elétrica para não contaminar e não “incomodar os vizinhos” devido ao ruído, uma diferença importante em relação aos atuais helicópteros. E no futuro poderão utilizar tecnologia de condução autônoma “para reduzir significativamente o risco de um erro da pessoa que o opera”.

As aeronaves poderão decolar, aterrizar e abastecer sobre uma rede de “vertiportos”, que poderão ser instalados no topo dos edifícios de estacionamentos, em zonas existentes previstas para helicópteros, sobre terrenos não utilizados ou em simples “vertilocais” com infraestrutura mínima.

A empresa estima que tal sistema poderá se tornar realidade “na próxima década” se todos os atores potencialmente envolvidos colaborarem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]