• Carregando...
Mapeando o cérebro: tecnologia foi capaz de prever frases que seriam ditas a partir de análise do padrão neural de uma pessoa | Divulgação
/University of Rochester
Mapeando o cérebro: tecnologia foi capaz de prever frases que seriam ditas a partir de análise do padrão neural de uma pessoa| Foto: Divulgação /University of Rochester

A inteligência artificial já lê pensamentos. E mais: testes laboratoriais indicam precisão de 70% na tarefa, feita por um sistema computacional criado por pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos. Ele vem sendo programado para prever frases não ditas somente analisando padrões de atividades cerebrais.

Leia mais sobre inteligência artificial e novas tecnologias

Por meio de ressonâncias magnéticas feitas em 14 participantes enquanto eles liam silenciosamente 240 frases diferentes, a equipe fez varreduras dos cérebros das pessoas analisadas. Depois, usou um sistema para procurar padrões neurais associados a determinadas palavras.

Com a estratégia, os cientistas criaram uma espécie de dicionário e conseguiram identificar, a partir do funcionamento do cérebro, o uso de determinadas palavras. Na sequência, recombinaram os padrões de atividades das palavras individuais para prever novas frases construídas por elas.

O computador se tornou capaz de prever o padrão cerebral para uma frase como “a família joga na praia”, mesmo sem nunca ter tido contato com ela antes. A construção foi feita porque, em outros momentos, o sistema registrou os termos em contextos semelhantes, como “a praia está vazia” e “a jovem jogava futebol”. “Descobrimos que podemos prever os padrões cerebrais não perfeitamente, mas muito melhor que o acaso”, disse Andrew Anderson, um dos pesquisadores envolvidos no estudo.

Para os cientistas, a inovação pode gerar benefícios altamente significativos, ao ajudar pessoas que sofreram derrames, lesões cerebrais ou AVCs (Acidente Vascular Cerebral), por exemplo, a se comunicar.

“Não será agora, nem no ano que vem, mas, em breve, nossa pesquisa vai permitir que indivíduos que tiveram a fala comprometida por problemas como esses possam se comunicar por meio de um computador”, aposta Anderson.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]