• Carregando...
Tatuagens desenvolvidas pelo MIT tem microchips que realizam ações de conectividade | Divulgação/MIT
Tatuagens desenvolvidas pelo MIT tem microchips que realizam ações de conectividade| Foto: Divulgação/MIT

Uma das grandes apostas no campo das tecnologias do futuro são os wearables (ou vestíveis, em português), gadgets para usar no dia a dia com funções que vão de conectar à internet a ler dados do corpo -- os relógios inteligentes, como o da Apple, são exemplos. O problema é que, por enquanto, estes vestíveis ainda são incômodos. Afinal, carregar um smartphone e mais uma porção de aparelhinhos não é lá muito prático.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: leia mais sobre IA e novas tecnologias

Mas, uma ideia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) pode resolver esta questão. Junto com o instituto de pesquisas da Microsoft, o laboratório de media da universidade criou uma tatuagem temporária capaz de se comunicar com outros aparelhos, como computadores e celulares.

Curta a página “Direto para o futuro” no Facebook

A tattoo usa uma tecnologia chamada DuoSkin. Ela é feita com folha banhada a ouro, que é material condutor. Nela, minúsculos chips fazem a comunicação com outros aparelhos via tecnologia NFC (que vem sendo usada para fazer pagamentos com celular em vários países, por exemplo).

A aplicação é simples. Um designer elabora o desenho em um software qualquer. A partir daí, é só cortar a folha de ouro no formato desejado junto com uma folha de aplicação de tatuagens temporárias. A parte final é a de transferir o desenho para a pele.

SIGA: @gptecno no Twitter

Com a tattoo, a pessoa pode controlar o mouse de um computador, aumentar o volume da música em seu smartphone ou enviar sinais de seu corpo para a máquina. Isso hoje. Um dia, isso poderá ter muitas outras funcionalidades -- como fazer pagamentos.

Cindy Hsin-Liu Kao, estudante de doutorado do MIT e uma das desenvolvedoras da tecnologia, visualiza a DuoSkin sendo feita em vários estúdios de tatuagem em um futuro próximo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]