• Carregando...
 | Reprodução/Chernobyl VR Project
| Foto: Reprodução/Chernobyl VR Project

Visitar a região ao redor da usina de Chernobyl, protagonista do mais grave acidente nuclear da história, virou um mórbido, mas lucrativo negócio turístico mórbido na Ucrânia e Belarus. Várias agências oferecem o passeio. Mas se expor in loco aos níveis ainda altos de radiação exige uma boa dose de coragem -- sem contar burocracia e custos. Exceto se você tiver óculos de realidade virtual.

Leia mais sobre Inteligência Artificial e novas tecnologias.

Pelo menos dois projetos querem oferecer, até o fim do ano, um tour via realidade virtual pelos arredores da usina nuclear, que há exatos 30 explodiu deixando um legado negro e transformando uma área antes pungente em um conjunto de cidades praticamente fantasma.

A primeira das experiências é conduzida pelo estúdio The Farm 51, que pretende lançar em junho o Chernobyl VR Project. O tour virtual permitirá ao usuário de um óculos de VR ter a sensação de realmente estar no local. Ele poderá, por exemplo, caminhar por algumas das ruas e prédios da zona de exclusão -- incluindo a própria usina.

O cenário foi montado com base em filmagens e recriações de alguns locais em 3D. Um trailer com imagens em 360 graus dá uma ideia do trabalho desenvolvido pelo estúdio. Espera-se que o tour seja liberado primeiro para óculos Rift.

Um outro projeto é um documentário interativo idealizado por um grupo chamado Verum Visum e atualmente em fase de financiamento coletivo pelo site Kickstarter.

No Chornobyl 360, enquanto percorrem as ruas e prédios da zona de exclusão, o espectador terá informações sobre as pessoas que ainda vivem ou trabalham na usina, como funcionários responsáveis pela construção do novo sarcófago.

“Há muitos documentários e filmes sobre Chernobyl. A maioria foca no incidente, vidas perdidas ou simplesmente em explorar os mitos. Os videogames estão seguindo o mesmo caminho. Nenhum deles realmente explora a vida no local hoje”, descreve o grupo no Kickstarter.

Os idealizadores esperam liberar a experiência para vários modelos de óculos de realidade virtual em dezembro, caso consigam o financiamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]