• Carregando...
Produtos “impressos” pela Copy 3d, uma das empresas que atua na área da manufatura aditiva (a impressão 3D) | Divulgação/Copy 3D
Produtos “impressos” pela Copy 3d, uma das empresas que atua na área da manufatura aditiva (a impressão 3D)| Foto: Divulgação/Copy 3D

Para muitos, impressão 3D revolucionará a manufatura. Exagero ou previsão certeira, é fato que a técnica de criar objetos tridimensionais usando estas máquinas, capaz de transformar resinas plásticas em objetos sólidos, já vem transformando alguns segmentos. E criando outros nichos.

O simples ato de levar um arquivo para imprimir na copiadora ganha um novo sentido com os provedores de serviço de impressão 3D. Se antes você tinha impressões em papel físico ou xerox de determinado documento; hoje é possível criar nas copiadoras 3Ds o produto que desejar. É somente uma questão de baixar (ou gerar) um modelo de design virtual, personalizar a preferência do cliente, e enviar para imprimir com o material e cor que quiser (geralmente em plástico ou resina).

Leia mais sobre inteligência artificial e novas tecnologias

9 formas de ganhar dinheiro com impressoras 3D

Leia a matéria completa

Vale imprimir um presente customizado, uma lembrança para a festa de família, uma bijouteria, um protótipo para o trabalho de conclusão de curso da universidade, uma peça para linha de montagem industrial, um molde do corpo humano ou até aquela luminária para decorar a para a casa.

A criatividade é o limite para os itens a serem impressos, comenta Felipe Aranega, designer e sócio-proprietário da Produteca. “As pessoas ficam motivadas a criar e se arriscar mais para produzir uma peça que seja do seu gosto. E a co-criação, o rápido desenvolvimento e a possibilidade de adequação do produto em tempo real são grandes atrativos para o consumidor final”, lembra designer.

Além de imprimir os arquivos enviados pelos clientes, Aranega também desenvolve sua própria linha de produtos com design exclusivo que comercializa online. “A tecnologia 3D aplicada aos negócios é um grande alavancador de ideias e vale do pequeno ao grande empresário”, afirma o sócio-proprietário da Produteca.

Ainda assim, a tecnologia enfrenta a barreira da falta de conhecimento sobre suas diferentes utilidades. Além disso, a mesma crise que afeta os setores indústrias brasileiros também afeta o serviço de prototipagem sob demanda, afirma Thomas Schmider, sócio-proprietário da Copy 3D.

“Estamos na ponta da produção. Quando uma indústria está desenvolvendo um produto novo, uma das últimas etapas, é fazer o molde e teste. Como as indústrias estão mais paradas, isso afeta grandemente a prototipagem de produtos industriais”, comenta Thomas. É, entretanto, justamente a diversidade, velocidade e diferentes aplicações desta tecnologia que a tornam propícia para ganhar novos campos e combater a crise.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]