• Carregando...
Grupo Pão de Açúcar colocou a sua parte da Via Varejo, empresa dona da Casas Bahia e do Ponto Frio, à venda em 2016 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Grupo Pão de Açúcar colocou a sua parte da Via Varejo, empresa dona da Casas Bahia e do Ponto Frio, à venda em 2016| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O processo de venda da Via Varejo, empresa dona da Casas Bahia e do Ponto Frio, travou por causa de um possível interesse da família Klein. A família fundadora da Casas Bahia tem 27,3% de participação no negócio e teria decidido comprar a fatia do Grupo Pão de Açúcar (GPA), controlador da Via Varejo. As informações são do jornal Valor Econômico.

Segundo apurou o jornal, Michael Klein, fundador da Casas Bahia, estaria negociando com fundos de investimento a possibilidade de eles comprarem em conjunto a fatia do GPA na Via Varejo. Com isso, a família Klein se tornaria, junto com o parceiro, o único controlador do negócio e voltaria a responder pela administração do grupo. Antes, porém, Michael Klein havia demonstrado interesse em vender a sua parte no negócio.

A mudança de posição desagradou o Grupo Pão de Açúcar,que decidiu suspender o processo de venda até que a posição da família Klein esteja clara. A apresentação de propostas já foi suspensa duas vezes neste ano, de acordo com o mercado.

Em fato relevante, o Grupo Pão de Açúcar afirmou que o processo de venda da sua parte da Via Varejo segue em curso, mas sem uma data para ser concluído. “A CBD [Companhia Brasileira de Distribuição, razão social do GPA] não estabeleceu um cronograma para concluir o processo, tratando-se de transação complexa e que requer extensa avaliação pela administração da CBD, no melhor interesse dos seus acionistas e dos acionistas de Via Varejo”, afirma a empresa em comunicado.

Sobre o possível desentendimento com a família Klein, o grupo afirma que são apenas informações de caráter especulativo. Mas, ao mesmo tempo, não nega veemente as informações.

Processo de venda

O Grupo Pão de Açúcar colocou a sua parte na Via Varejo à venda em novembro de 2016 para se dedicar somente ao setor de alimentação. Desde então, pelo menos oito empresas e fundos de investimento mostraram interesse em adquirir o negócio.

A Lojas Americanas, controlada pela 3G Capital, de Jorge Paulo Lemann, o grupo chinês de e-commerce Alibaba e os fundos de investimento Advent e Carlyle surgiram como os nomes mais fortes na disputa. Mas o processo apresentação de propostas teve que ser adiado duas vezes neste ano.

A Via Varejo foi fundada em 2009, após a fusão entre a Casas Bahia e o Ponto Frio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]