• Carregando...

Com empresários pouco confiantes sobre o futuro da economia, os investimentos tiveram queda de 4% no terceiro trimestre deste ano, na comparação aos três meses anteriores, informou o IBGE nesta terça-feira (1º).

O resultado negativo contribuiu assim para a queda de 1,7% do PIB no terceiro trimestre deste ano, frente ao trimestre imediatamente anterior, como mostraram dados divulgados pelo IBGE nesta terça.

Foi o nono trimestre consecutivo de queda dos investimentos, tecnicamente chamado de formação bruta de capital fixo. É a maior sequência de queda nas estatísticas disponíveis, iniciada em 1996.

Quando comparado ao mesmo período do ano passado, os investimentos tiveram uma queda ainda maior, de 15%, a pior da série histórica da pesquisa.

Nos momentos de incertezas e turbulência, os empresários adiam suas decisões de construir fábricas, comprar máquinas. Famílias também adiam a decisão de reformar suas casas, afetando os investimentos.

Com isso, os investimentos foram afetados pelo recuo na produção e na importação de bens de capital, além do fraco desempenho da construção civil, segundo informou o IBGE nesta terça.

Queda no PIB do Brasil é a mais forte e mais longa entre economias globais

A contração foi praticamente o dobro da registrada pela Grécia (-0,9%), a segunda economia que mais encolheu no período

Leia a matéria completa

Os investimentos acumulam agora queda de 12,7% no ano e de 11,2% no acumulado de quatro trimestres (12 meses).

Já a taxa de investimento foi de 18,1% do PIB no terceiro trimestre deste ano.

Para Rogério César de Souza, economista do Iedi (Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial), os investimentos na economia devem retomar quando empresários começarem a ter expectativa de aumento de vendas.

“É preciso prever que o investimento vai gerar rentabilidade. É o ponto fundamental. Existe também um custo de oportunidade do investimentos, ou seja, quanto eles renderiam aplicados em juros. Então o patamar de juros é elevado”, disse Souza.

Ele afirma que o corte dos investimentos públicos dificultam a retomada dos investimentos, além do corte no plano da Petrobras também tem atrapalhado as estatísticas de investimentos. A estatal reduziu em 30% os investimentos deste ano.

Vale lembrar que os dados divulgados nesta terça seguem a nova metodologia do IBGE, pela qual uma série de itens antes considerados gastos passaram a ser computados como investimentos.

Indústria

Pela ótica da oferta, o mau resultado da produção de máquinas e equipamentos também pesou no desempenho da indústria brasileira no terceiro trimestre.

O PIB da indústria teve queda de 1,3% no terceiro trimestre deste ano, na comparação aos três meses anteriores, na série com ajuste sazonal. Na comparação ao mesmo período do ano passado, a baixa foi de 6,7%.

Segundo o IBGE, a maior queda do setor se deu na indústria de transformação, com uma baixa de 11,3% na comparação ao mesmo período do ano passado. Além das máquinas e equipamentos, o segmento foi afetado pela menor produção de eletrônicos e equipamentos de informática.

Já a construção civil recuou 6,3% na comparação ao mesmo período do ano passado. Nesta base de comparação, a atividade extrativa mineral cresceu 4,2% em relação ao terceiro trimestre de 2014, puxado pela extração de petróleo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]