• Carregando...
Inaugurada em 1964, Mourão I tem capacidade de 8,2 MW. | Divulgação/Copel
Inaugurada em 1964, Mourão I tem capacidade de 8,2 MW.| Foto: Divulgação/Copel

Embora tenha mantido a concessão da hidrelétrica Parigot de Souza no leilão desta quarta-feira (25), a Copel não disputou outra usina que fazia parte de seu portfólio, a pequena Mourão I, de 8,2 megawatts. Quem levou foi a italiana Enel Green Power, que vai receber R$ 9,7 milhões por ano para operar e manter a central. Em troca, a companhia pagará à União uma outorga de R$ 28 milhões.

No Brasil, a Enel administra um parque gerador de 674 MW de usinas eólicas e pequenas centrais hidrelétricas (PCH), e está construindo ou vai construir geradoras que somam 456 MW de potência, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além de Mourão I, a multinacional conquistou nesta quarta a concessão da usina Paranapanema (31,5 MW), que pertencia à Votorantim Energia.

Histórico

Usina capta água do Rio Mourão, no Centro-Oeste do estado.Divulgação/Copel

Instalada em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), a usina Mourão I foi idealizada em 1949, quando o governo paranaense solicitou concessão do aproveitamento hidrelétrico do Salto São João ao governo federal.

A obra começou a ser construída pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), mas foi paralisada. Quem retomou as obras, em 1961, foi a Copel, que colocou a usina para funcionar em 1964. A capacidade instalada da usina é suficiente para atender ao consumo de 25 mil pessoas, aproximadamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]