• Carregando...

59,4%

da safra mato-grossense de soja já foi negociada, mesmo com a colheita na reta final. Volume está 10 pontos porcentuais abaixo do consolidado em 2013/14 e reflete a preocupação dos agricultores com a conjuntura de preços para a oleaginosa.

Principal produtor nacional de soja, Mato Grosso entra na reta final da colheita da oleaginosa consolidando uma média de produtividade ligeiramente abaixo da registrada na última safra. Levantamento divulgado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que 94% das lavouras já foram colhidas até o fim da última semana, indicando um avanço de seis pontos porcentuais em relação à semana anterior. O índice aponta ligeiro atraso em relação ao mesmo período de 2014, quando as colheitadeiras já haviam avançado por 95,8% das áreas.

Até agora a média de produtividade da soja no estado é de 52,2 sacas por hectare, ante 52,4 sacas/ha consolidadas no último ciclo. Veranicos registrados entre o final de dezembro e início de janeiro reduziram o rendimento das lavouras em algumas regiões, mas houve recuperação graças ao retorno das chuvas em fevereiro e março. Responsável por 12% do plantio estadual, o Oeste mato-grossense está com o melhor desempenho (53,3 sacas/ha). Já o Nordeste, que detém 15% do cultivo, apresenta as piores médias, na casa de 50,7 sacas por hectare.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]