• Carregando...
Conforme a Anatel, as chamadas permanecerão gratuitas até que os patamares satisfatórios de disponibilidade sejam alcançados | Antônio More / 
Gazeta do Povo
Conforme a Anatel, as chamadas permanecerão gratuitas até que os patamares satisfatórios de disponibilidade sejam alcançados| Foto: Antônio More / Gazeta do Povo

Desde esta quinta-feira (1), paranaenses podem ligar para o telefone fixo de outro estado sem precisar gastar nem um centavo sequer: basta recorrer a um orelhão. Uma decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as ligações interurbanas nos equipamentos públicos da Oi sejam gratuitas no Paraná e em mais 13 estados.

Desde abril deste ano, já era possível fazer chamadas locais em orelhões para telefones fixos de forma gratuita. A ampliação da medida foi tomada como forma de penalizar a operadora por não oferecer o patamar mínimo exigido de disponibilidade de orelhões em operação.

Apple Watch será vendido no Brasil a partir de 16 de outubro; confira os preços

Modelos já podem ser vistos no site brasileiro da marca

Leia a matéria completa

Segundo a Anatel, os estados atendidos pela Oi precisam apresentar disponibilidade de telefones de uso público acima de 90% – no Paraná, a última medição feita, em 30 de agosto, apresentou o índice de 90%, muito próximo do exigido, mas ainda abaixo da meta.

Além do Paraná, a gratuidade em ligações interurbanas por meio dos orelhões também está valendo em Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Adequação

Conforme a Anatel, as chamadas permanecerão gratuitas até que os patamares satisfatórios de disponibilidade sejam alcançados. Estão previstas novas medições para 29 de fevereiro de 2016 e 30 de agosto de 2016. Ou seja, pelo menos até fevereiro as ligações interurbanas estão liberadas.

A agência reguladora já adianta que, caso os patamares não sejam atendidos nas novas medições, as ligações locais para telefones móveis também ficarão gratuitas, a partir de abril do ano que vem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]