• Carregando...
 | Maicon J. Gomes
Gazeta do Povo
| Foto: Maicon J. Gomes Gazeta do Povo

A superintendência regional da Receita Federal no Paraná informou, na tarde desta quinta-feira (14) que 1,98% das mais de 1,9 milhão de declarações recebidas no estado incidiram em malha fina. São 37.849 contribuintes que precisarão esclarecer inconsistências nas informações dadas para o imposto de renda 2017, ano-base 2016.

Segundo o órgão, a maioria das inconsistências se deve à omissão de rendimentos (erro presente em 26.512 das declarações retidas) e a divergências de informações entre aquilo constante na declaração e o que está foi informado na declaração do imposto sobre a renda retida na fonte (DIRF), ou seja, o que foi informado pelo empregador (caso de 15.144 declarações). Foram identificadas também inconsistências quando a informações de despesas médicas, previdência oficial e privada, pensão alimentícia, dependentes, entre outros parâmetros.

LEIA TAMBÉM: Limite de dedução no IR com gastos em educação pode ser extinto

Em 2016, foram retidas 34.556 das mais de 1,8 milhão de declarações recebidas, ou seja, um fatia menor (1,87%) do que a registrada neste ano.

Como ver se a declaração caiu na malha fina

Para verificar se está ou não na malha fina, o contribuinte deve acessar o extrato do IR no site da Receita Federal, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Para isso, é preciso usar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. 

Ao acessar o extrato, é importante prestar atenção na seção “Pendências”. É nessa seção que o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal, ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo. 

Se a declaração estiver retida em malha fiscal, nessa seção, o contribuinte encontra um link para verificar com detalhes o motivo da retenção e consultar orientações de procedimentos. Constatando erro na declaração apresentada, o contribuinte pode regularizar sua situação apresentando declaração retificadora.

Inexistindo erro na declaração apresentada e estando de posse de todos os documentos comprobatórios, o contribuinte pode optar por aguardar intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal.

💰INVESTIMENTOS💰Esse tipo de aplicação captou R$ 91,7 bilhões, só este ano!

Publicado por Vida Financeira e Emprego em Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]