• Carregando...
Dados do SPC Brasil mostram que 53% dos brasileiros possuem cartão de crédito e que um terço deles sequer conhecem o limite de gastos permitido para compras. | Pixabay/
Dados do SPC Brasil mostram que 53% dos brasileiros possuem cartão de crédito e que um terço deles sequer conhecem o limite de gastos permitido para compras.| Foto: Pixabay/

A taxa média de juros do cartão de crédito teve sua quinta queda mensal consecutiva, chegando a 9,6% ao mês – ou astronômicos 200,4% ao ano – em agosto, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

LEIA MAIS: PIS/Pasep inativo será liberado automaticamente a partir de outubro

Dados do SPC Brasil mostram que 53% dos brasileiros possuem cartão de crédito e que um terço deles sequer conhecem o limite de gastos permitido para compras. Mais grave ainda, 96% dos entrevistados que possuem cartão de crédito não sabem as taxas de juros que podem incidir sobre atrasos ou falta de pagamento.

LEIA TAMBÉM: Vale a pena trocar o plano de previdência privada?

Assim, o cartão de crédito acaba sendo responsável pela maior parte das dívidas das famílias brasileiras. “Ouço muitas pessoas dizerem que o cartão de crédito é um vilão, mas na verdade ele pode ser bastante vantajoso se bem utilizado”, afirma Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros).

Veja 5 dicas para tornar o cartão de crédito um aliado na vida financeira:

1.Tenha a quantidade certa de cartões

Se tiver apenas um ganho mensal, o ideal é ter apenas um cartão de crédito; caso ganhe semanalmente, poderá ter até três cartões, para os dias 10, 20 e 30. Com isso, poderá comprar seis dias antes do vencimento de cada um deles, ganhando 36 dias para pagamento.

 2. Obtenha vantagens no parcelamento

Ao invés de pagar à vista, pode ser mais vantajoso parcelar sem juros (desde que o valor caiba no orçamento mensal) e investir o dinheiro, considerando os rendimentos. Atualmente, há cartões de crédito que oferecem descontos quando o cliente adianta o pagamento das parcelas, outra forma de economizar.

LEIA TAMBÉM: Confira o calendário de saques do abono salarial de 2017

3. Defina a melhor data de pagamento

Organize para que a data de pagamento seja posterior e próxima a entrada da renda, evitando correr o risco de atrasar o pagamento. É válido que limite do cartão de crédito não ultrapasse 30% do salário ou ganho mensal, assim evita-se gastar mais do que ganha.

4. Negocie a anuidade

Evite pagar a anuidade do cartão de crédito. Hoje, é possível encontrar cartões que não cobram taxa de manutenção. É válido negociar com a operadora ao menos a redução das taxas de anuidade e manutenção.

  5. Aproveite pontos e milhas

Uma forma educada financeiramente de utilizar o cartão de crédito é saber aproveitar os benefícios que ele pode oferecer, como prêmios e milhas que se acumulam de acordo com os pagamentos. Lembre-se que os benefícios expiram, é preciso se organizar para não perder a data de utilização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]