• Carregando...
Seja fazendo tarefas, descansando ou passando um tempo com a família,  pessoas bem-sucedidas e resolvidas  aproveitam o domingo à noite para  repor as energias para a semana que começa. | Bigstock/
Seja fazendo tarefas, descansando ou passando um tempo com a família, pessoas bem-sucedidas e resolvidas aproveitam o domingo à noite para repor as energias para a semana que começa.| Foto: Bigstock/

A segunda-feira está batendo à porta e bateu aquela deprê típica das noites de domingo? Pois saiba que você não é o único: uma pesquisa da Monster de 2015 descobriu que 76% dos norte-americanos costumam ficar abatidas na noite de domingo. Mas não precisa ser assim, seja lá nos EUA ou aqui no Brasil. Uma segunda-feira maravilhosa depende da forma como você encara o começo da nova semana, afirma Áine Cain, em artigo para o Business Insider.

LEIA MAIS: 5 qualidades de líderes que esbanjam inteligência emocional

As pessoas de sucesso, por exemplo, costumam ocupar suas noites de domingo com atividades divertidas (e até produtivas) que ajudam a relaxar e repor as energias.

“A segunda-feira virá independentemente de como você se sente, então tente se engajar em um pensamento positivo e refletir sobre experiências positivas antes de terminar seu fim de semana”, disse Michael Woodward, Ph.D., psicólogo organizacional e autor do livro Plano You (Você é o plano: um guia de 5 passos para assumir o controle de sua carreira na Nova Economia, em tradução livre).

Seja fazendo tarefas, descansando ou passando um tempo com a família, confira 10 coisas que as pessoas bem-sucedidas e resolvidas fazem no domingo à noite:

1. Passam um tempo de qualidade com a família

Bigstock

As pessoas bem-sucedidas sabem que suas semanas serão atribuladas e que provavelmente não estarão disponíveis, diz Roy Cohen, treinador da carreira e autor do “ The Wall Street Professional’s Survival Guide “. Então eles aproveitam ao máximo suas noites de domingo passando o tempo com seus entes queridos.

2. Planejam algo divertido

“Essa ideia pode ser a dica mais importante”, escreve Laura Vanderkam em seu livro “O que as pessoas mais bem-sucedidas fazem no fim de semana”. “Isso prolonga o fim de semana e mantém você focado na diversão, em vez de pensar na segunda-feira de manhã”.

Você pode, por exemplo, fazer uma noite de cinema ou spa, ou você pode se juntar a uma liga de boliche de domingo à noite.

3. Organizam e planejam a semana seguinte

Bigstock

Algumas pessoas bem-sucedidas gostam de olhar suas agendas no domingo à noite e definir tarefas, metas e prazos para a próxima semana, diz o treinador da carreira, Marsha Egan . O truque, neste caso, é fazer isso sem se estressar.

4. Fazem exercícios

Bigstock

Faça uma caminhada, corrida, jogue uma partida de tênis ou mesmo uma aula na academia, sugere Egan.  

Laura Vanderkam escreve em seu livro que a produtora de reality Aliza Rosen faz ioga às 18 horas nos domingos. “É uma ótima maneira de eliminar as toxinas da semana anterior e me concentrar para a próxima”, diz Aliza.

5. Comem algo saudável

Bigstock

É tentador terminar o domingo com uma taça do seu vinho favorito, mas como conselheira licenciada e CEO da Urban Balance, Joyce Marter, aponta para um artigo para o PsychCentral, que o o álcool é um depressor que deixará você se sentir menos energizado na manhã seguinte.

“Em vez disso, faça uma refeição saudável e desfrute junto com pouco de chá de ervas ou alguma água com limão” , escreve ela .

6. Eles leem

Bigstock

A maioria das pessoas bem-sucedidas lê todas as noites antes de dormir, então a leitura de domingo à noite faz parte da rotina. Eles também costuma usar esse tempo para recuperar a leitura que foi negligenciada ao longo da semana.

7. Eles se desconectam

Bisgtock

Depois de terminar de responder a e-mails e textos, ou retornar chamadas, procure desconectar-se por algumas horas, especialmente antes de dormir. As pessoas verdadeiramente bem-sucedidas fazem qualquer coisa, mas não trabalham antes da cama, afirma o especialista em carreira Michael Kerr. Eles não conferem obsessivamente o seu e-mail e tentam não se debruçar sobre questões relacionadas ao trabalho.

8. Eles relaxam

Bigstock

Gaste algum tempo no domingo à noite para sentar e relaxar. Você precisa de tempo para recarregar a mente e o corpo. Cohen disse que quando você sabe que a semana seguinte será cheia, uma boa noite de sono e uma refeição saudável são essenciais. “Combustível para o corpo e a mente”.

9. Doam seu tempo a uma causa

Bigstock

“[Outra] ótima maneira de terminar o fim de semana é fazer uma ação voluntária”, escreveu Laura Vanderkam em seu livro. Segundo ela, nada vai levar sua mente a qualquer estresse em sua vida, como servir pessoas que são menos afortunadas, ela disse.

10. Eles planejam o seu sono

Bigstock

Uma maneira de fazer isso é ir para a cama na mesma hora todas as noites, um hábito que todos os especialistas em sono recomendam para ajudar a garantir o descanso adequado. Isto é especialmente importante no domingo, para iniciar a semana de trabalho sentindo-se bem disposto.

“O pior que você pode fazer é ficar acordado até tarde, depois acertar a soneca pela manhã”, diz Laura Vanderkam. “Os seres humanos têm uma quantidade limitada de força de vontade. Por que desperdiçar essa força de vontade discutindo consigo mesmo quando levantar e dormir em incrementos miseráveis ​​de nove minutos?”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]