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Ninguém consegue fazer tudo. É preciso aceitar isso para não enlouquecer no trabalho. | Bigstock/Bigstock
Ninguém consegue fazer tudo. É preciso aceitar isso para não enlouquecer no trabalho.| Foto: Bigstock/Bigstock

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é algo delicado e que exige cuidado 24 horas por dia. Inúmeros especialistas já comprovaram que, sem um equilíbrio saudável entre os dois aspectos, é impossível alcançar o sucesso, seja em casa, seja no trabalho. 

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Jamos Sudakow, colunista do Inc., site especializado em negócios e carreira, falou com vários pais de família trabalhadores, empreendedores, funcionários, empresários e líderes para identificar certos hábitos extremamente prejudiciais tanto para a rotina no trabalho quanto para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Confira: 

1. Síndrome de super-herói

Ninguém consegue fazer tudo. A solução para dar conta de muitas tarefas é uma só: priorizar. E realmente deixar de lado algumas coisas quando o cansaço chegar.

2. Urgência artificial

Semelhante ao problema anterior, esta armadilha está no hábito de classificar como urgentes coisas que não são. Tenha critérios muito claros para definir a urgência das suas atividades e e-mails. Uma dica é medir o impacto que o adiamento delas realmente teria.

3. Limites não definidos

Ser multitarefas também pode prejudicar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O primeiro passo é tentar desconectar quanto estiver fora do trabalho, para realmente separar os dois aspectos da vida. Deixe o celular no silencioso e vá curtir a família e os amigos.

4. Falta de uma zona neutra

É preciso ter espaço no dia para cometer erros ou lidar com imprevistos. Pense nisso na hora de planejar o dia, a semana, e seja realista com as expectativas.

5. Triagem sempre

Sem tempo para pensar em escolhas, uma pessoa acaba vivendo constantemente no modo reativo. É preciso elevar a relação com o tempo e com o planejamento.

6. Foco no presente

Embora o planejamento seja necessário em qualquer tipo de trabalho, é preciso focar, antes, no presente. Comprometa-se com isso.

7. Noites em claro

Pressão para terminar as coisas no prazo e a falsa necessidade de passar noites em claro resolvendo pendências são consequências de todas as outras armadilhas já mencionadas. É necessário aplicar um horário limite para não prejudicar sua saúde e a das pessoas ao seu redor, aconteça o que acontecer.

8. Autoesquecimento

Esquecer de si é altamente comum entre pessoas que se cobram demais profissionalmente. Para tentar quebrar esse hábito, pense numa atividade restauradora, em algo que realmente te faça bem, e não abra disso por nada.

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