• Carregando...
Programa da Comissão Fullbright seleciona professores brasileiros para bolsa de estudos. Na foto, a cidade de Washington, onde as atividades do programa ocorrerão. | /Pixabay
Programa da Comissão Fullbright seleciona professores brasileiros para bolsa de estudos. Na foto, a cidade de Washington, onde as atividades do programa ocorrerão.| Foto: /Pixabay

A Comissão Fulbright e as Secretarias de Estaduais de Educação de 19 Estados vão selecionar professores de Língua Inglesa, do Ensino Médio, para participar de um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos. Os escolhidos participarão do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI) edição 2018. O edital completo pode ser conferido neste link: http://bit.ly/2t2VyIz.

O programa DAI é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), que visa desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores e professores dos Estados Unidos e de outras partes do mundo. Após a seleção estadual, a Secretaria Estadual de Educação encaminha os candidatos selecionados para a etapa nacional (à Comissão Fulbright) até 9 de março.

LEIA TAMBÉM: Dinamarca, Nova Zelândia, Irlanda, Holanda e Espanha oferecem bolsas de estudos

O programa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e também no uso de tecnologias em educação.

Os pré-requisitos para concorrer às bolsas da Comissão Fullbright

Para concorrer às vagas os requisitos são: ser professor de inglês do Ensino Médio na rede pública, Estadual ou Federal; dispender atualmente 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando Língua Inglesa no Ensino Médio; possuir, no mínimo, Bacharelado ou Licenciatura em Inglês; ter, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula;

Demonstrar o compromisso de continuar lecionando na rede pública após a participação no programa DAI; demonstrar compromisso com o ensino de inglês; pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior; ter fluência oral e escrita em inglês – apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa; e ser cidadão brasileiro e não ter nacionalidade americana.

Os interessados que atenderem aos pré-requisitos devem encaminhar e-mail para a secretaria de Educação do seu estado (lista abaixo) até o dia 2 de março, para recebimento dos formulários de inscrição e demais providências.

LEIA TAMBÉM: Canadá recruta profissionais brasileiros de três áreas; veja como se candidatar

Confira os benefícios oferecidos pelo DAI, da Comissão Fullbright

• Visto de intercâmbio J-1;

• Orientação pré-partida no Brasil;

• Passagens de ida e volta para os Estados Unidos;

• Orientação na chegada aos EUA em Washington, DC;

• Custos e taxas para a participação no programa;

• Hospedagem (residência universitária compartilhada com outros participantes);

• Seguro-saúde;

• Ajuda de custo para alimentação, aquisição de um laptop para a realização das atividades acadêmicas; de livros e outros materiais educacionais;

• Seminário de encerramento em Washington, D.C.; e

• Oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos Estados Unidos.

O programa nos Estados Unidos acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2019 e incluirá também um estágio supervisionado em uma High School americana onde os participantes do DAI possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]