• Carregando...
Na foto, a cidade de Amsterdã , Holanda, um dos cinco países com programas de bolsas de estudo com inscrições abertas para 2018. | Foto: Bruno de Los Santos/Fotos Públicas
Na foto, a cidade de Amsterdã , Holanda, um dos cinco países com programas de bolsas de estudo com inscrições abertas para 2018.| Foto: Foto: Bruno de Los Santos/Fotos Públicas

Cinco países estão atualmente com inscrições abertas para seus programas oficiais de bolsas de estudo para graduação, pós, mestrado e PhD. São oportunidades que isentam os selecionados de taxas e mensalidades e também oferecem um valor para a manutenção desses alunos no país durante o curso. 

As ofertas dependem, é claro, da aprovação do candidato no curso e instituição do país selecionada e contatada diretamente por ele. Saiba mais sobre cada uma das oportunidades:

Dinamarca

Denominadas Danish Government Scholarshipsas bolsas permitem que os candidatos passem entre 5 e 12 meses em instituições de ensino superior do país europeu. Para participar, o interessado precisa estar matriculado em uma instituição brasileira e desenvolvendo um projeto de mestrado ou doutorado.

As inscrições podem ser feitas até 1.º de março e as informações podem ser conferidas na página oficial do programa: http://bit.ly/2AUpm8M

Nova Zelândia

As inscrições para o programa New Zealand Development Scholarship (NZDP), que oferece bolsas de estudo para cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado, estão abertas. O programa tem duração de seis meses a quatro anos, dependendo do curso escolhido, e cobre custos de anuidade, seguro viagem, viagem de ida e volta ao país, e fornece um auxílio mensal para manutenção do estudante. 

As áreas de Agricultura e Energia Renovável são prioritárias para brasileiros, de forma a fomentar avanços acadêmicos e científicos no país.

É preciso ter até 39 anos de idade, no mínimo um ano de experiência profissional e comprometer-se a voltar para o Brasil por pelo menos dois anos após a conclusão do curso. Além disso, é preciso enviar currículo acadêmico e comprovar a proficiência na língua inglesa. 

As inscrições vão até 14 de março e devem ser feitas neste site: https://scholarship.force.com/communitylandingpage

Irlanda 

O governo da Irlanda em parceria com as universidades irlandesas está oferecendo 60 bolsas de estudo aos interessados em realizar cursos de graduação, mestrado e PhD no país. Denominado International Education Scholarships , o programa concede bolsas de estudo para o período de um ano a estudantes internacionais (que não morem na União Europeia). No caso do programa de graduação, podem participar interessados em cursar o último ano em uma universidade irlandesa.

Dentre os benefícios estão a isenção do pagamento das mensalidades e taxas acadêmicas da universidade, além de 10 mil euros (ano) para cobrir as despesas do estudante durante o período.

As inscrições vão até o dia 23 de março e devem ser feitas no site oficial do programa: http://bit.ly/2CDSXo6.

Holanda

A terra dos moinhos de vento está de portas abertas para os estudantes brasileiros. A Nuffic Neso, instituição sem fins lucrativos subsidiada pelo Ministério da Educação Holandês, promove pelo 6.º ano o Orange Tulip Sholarship, programa que, nesta edição, oferece mais de 70 bolsas de estudo em 33 universidades nos Países Baixos. São oportunidades exclusivas para quem é do Brasil.

Os benefícios podem chegar a 50 mil euros (cerca de R$ 193 mil) e cobrir total ou parcialmente a anuidade dos estudos. Em alguns casos, despesas pessoais como seguro e viagem também poderão ser custeadas . 

Os prazos de inscrição dependem dos prazos da universidade escolhida pelo candidato, mas o cronograma completo está neste site: https://www.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo/orange-tulip-scholarship/cronograma

Mais informações podem ser consultadas no site da Nuffic Neso Brazil: https://www.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo/orange-tulip-scholarship.

Espanha

A Fundação Carolina na Espanha está oferecendo 648 bolsas de estudos de pós-graduação, doutorado e outras modalidades para estudantes ibero-americanos. Essa é a 18ª edição do programa e os detalhes podem ser conferidos no site da entidade (http://bit.ly/2FoFByo).

Todas as bolsas são referentes ao ano letivo 2018-2019, que se inicia em setembro deste ano. Cada modalidade tem um número diferente de bolsas oferecidas, sendo a pós-graduação a que concentra a maioria, 376. Doutorado (135), pós-doutorado de curta duração (60), mobilidade de professores brasileiros (24), mobilidade de professores portugueses (15) e projetos de empreendimento (2).

As 36 bolsas restantes são para o programa do Ceseden (Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional da Espanha).

As bolsas para pós-graduação, projetos de empreendimento e estudos institucionais devem ser solicitadas até o dia 20 de março; os demais programas tem como prazo final o dia 7 de abril.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]