• Carregando...
 | Fernanda Carvalho/Fotos Públicas
| Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas

Cheques de qualquer valor serão compensados em um dia útil, segundo informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A novidade passou a valer nesta segunda-feira (16). Antes, cheques de até R$ 299,99 eram compensados em dois dias úteis - os de valor superior a isso já eram em um dia útil. Com a medida, o tempo que demora para o dinheiro depositado via cheque entre na conta da pessoa favorecida diminui.

Dessa maneira, além de unificar o sistema de compensação de cheques, a nova regra determina que todos os documentos sejam compensados pela Centralizadora da Compensação de cheques (Compe). Isso seguindo a determinação da Circular 3.859 do Banco Central divulgada em novembro de 2017.

LEIA TAMBÉM: Novas regras do cheque especial podem criar superendividados

As alterações seguem os esforços do Banco Central de aprimorar os instrumentos de pagamentos, tornando-os mais eficientes e seguros para o usuário, e do setor bancário, sempre comprometido em modernizar e inovar seus procedimentos”, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Negócios da Febraban. 

 De acordo com o diretor da Febraban, o “estágio atual da tecnologia de processamento de dados das instituições financeiras possibilitou a aplicação da compensação única para todos os documentos, permitindo uma agilidade maior nas transações”.

Além da questão tecnologia, o número de cheques no pai também diminuiu o que contribuiu para a redução do prazo de compensação. Em 2017, foram compensados 494 milhões de cheques, 85% menos que o registrado 1995, quando foram compensados 3,3 bilhões de cheques, segundo a instituição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]