Elidio Biazini, da Didio Pizza, faz os test drives nos finais de semana, quando o movimento é maior| Foto: Didio PizzaDivulgação

Comprar uma franquia e só depois descobrir/perceber que você odeia aquele negócio pode ser uma tremenda cilada. Para evitar este constrangimento, algumas redes brasileiras agora oferecem um "test drive". Para o candidato ter noção de como é "pilotar" o negócio no dia a dia. 

CARREGANDO :)

O test drive de uma franquia pode durar de três horas até dois dias. É uma mescla de visita guiada e cliente oculto. O interessado vai até o empreendimento e para conhecer como o negócio funciona na vida real, fora da teoria. 

A Didio Pizza, por exemplo, geralmente faz os test drives no sábado ou domingo à noite. "É o dia mais desconfortável de você sair da sua casa para ir trabalhar", e se a pessoa ficar desconfortável de perder um dia de fim de semana, é porque provavelmente não tem perfil para ser dono de uma pizzaria, explica o fundador da empresa, Elidio Biazini. 

Publicidade

A rede só faz os testes em unidades de franqueados parceiros. Nunca nas lojas próprias da marca. A ideia é que o franqueado tire suas dúvidas, e para isso converse com alguém que vai contar prós e contras do negócio, que não fique queira somente "vender o peixe". 

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Comum lá fora, em especial nos Estados Unidos, o test drive chegou no Brasil há cerca de cinco anos, explica o consultor de franquias Pedro Almeida, da Franchise Solutions. Mas o modelo ainda enfrenta resistência de redes com medo de abrir as portas. 

"Mas é um medo infundado. Se alguém conseguir copiar seu modelo só de visitar, é porque o negócio é muito ruim", opina Almeida. Por isso, diz ele, o test drive seria um bom sinal de que a empresa é "bem-intencionada". Que não tem nada a esconder. 

A experiência de quem já testa 

Aos poucos, o test drive de franquias vai se tornando popular, no Brasil. Redes de diferentes tamanhos já testam o modelo. Veja o que dizem as marcas que já utilizam o modelo. 

Publicidade

Spoleto 

No Spoleto, todos os candidatos que evoluem no processo passam pelo test drive. Eles vivem um dia de operação da loja, participam de todos os processos internos de operação e passam por todos os setores. 

A coordenadora de expansão do Spoleto, Natalia Costa, explica que esta é uma das etapas mais importantes do procseso. É nesse momento que os candidatos conseguem ter o primeiro contato com a operação, e "podem tomar uma decisão com maior assertividade, ao mesmo tempo em que a franqueadora consegue avaliar a aderência do perfil do franqueado à operação da loja". 

OrthoDontic 

A rede, que oferece serviços de ordontia, faz um test drive de dois dias "dedicados a uma verdadeira imersão em todos os processos da operação". O candidato acompanha o dia a dia de uma clínica, com todas as suas atividades e demandas, para que ele "se imagine dentro deste contexto antes de assinar o contrato", explica o diretor da rede, Fernando Massi. 

Publicidade

A OrthoDontic avalia que o test drive aumentou o nível de segurança, ou seja, mais gente desistiu de seguir com o processo, mas houve um aumento expressivo na qualidade dos contratos assinados. 

Suporte Smart 

Centro especializado em Apple e grandes marcas, a Suporte Smart faz uma seleção prévia de candidatos. Os aprovados para a segunda fase fazem uma visita, durante o fim de semana, em uma das lojas, acompanhando todos os processos, desde a entrada até a devolução do aparelho. 

O fundador da empresa, Guylherme Ribeiro, vê o teste como uma oportunidade de a pessoa descobrir, antes de investir, se está "preparada para assumir as responsabilidades e entregar a mesma qualidade da marca principal em sua franquia". 

Saladenha 

Publicidade

A Saladenha, que investe no ramo de alimentações saudáveis, agenda o test drive depois que os candidatos se inscrevem no site. Os interessados recebem um email com a data e local do teste, e ali conhecem todos os aspectos da operação. Para o sócio-diretor da rede, Renato Flora, os "candidatos que participam do test drive são mais envolvidos no processo e entendem a importância do franqueado operador, que fica presente o tempo todo na loja, em período integral". 

Anjos Colchões 

O test drive da Anjos Colchões, especializada em colchões e estofados, inclui uma visita à fábrica da marca, na cidade de Capitão Leônidas Marques, no interior do Paraná. É exigência que o franqueado conheça a fábrica "e presencie o dia a dia do negócio, tanto na loja como na unidade fabril", conta o presidente da Anjos, Claudinei dos Anjos. A principal diferença, depois que o teste foi implantado, é na empolgação. "O importante é que ele se sinta bem e motivado, entenda nosso negócio e seja capaz de transmitir essa alegria", explica Claudinei.