• Carregando...
AzquaZero trabalha com lavagem ecológica: apenas 300 ml de água | DivulgaçãoAcquaZero
AzquaZero trabalha com lavagem ecológica: apenas 300 ml de água| Foto: DivulgaçãoAcquaZero

Se você é fã de carros, pode ser a hora de transformar sua paixão em um negócio lucrativo. Uma opção razoavelmente barata é abrir algo na área de serviços automotivos. Só no 3.ºº trimestre deste ano, as franquias que prestam serviços nesta área tiveram faturamento na casa dos R$ 1,6 bi. Crescimento de 6,2% em relação ao mesmo período, no ano passado (2017). Nós listamos cinco redes que trabalham com serviços automotivos, com investimento inicial a partir de R$ 3,5 mil. 

São lojas que prestam serviços como higienização de veículos e venda de auto-peças. Algumas das redes trabalham com o modelo "delivery", em que não é necessário ter um espaço físico para trabalhar. Outras, exigem que o franqueado tenha uma loja no modelo padrão da marca. Há ainda redes que funcionam no modelo híbrido (o empreendedor pode ter uma loja própria e vender um serviço licenciado). 

Um estudo do Google, publicado este ano, apontou que o cenário brasileiro é bastante promissor para pequenas e médias empresas no ramo de autopeças. Principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Centro-oeste. 

Estima-se que o setor como um todo (e aí inclui tanto franquias como outros tipos de empresas) fature R$ 14 bilhões ao ano, no Brasil. Desde 2015, o número de buscas por palavras ligadas ao setor dobrou, no Youtube. São 20 milhões de buscas mensais, o que indica um grande público interessado. 

Abrir o negócio no modelo de franquia tem como vantagem o modelo de negócio. Em geral são negócios que já vem "pensados" pela rede, com um modelo, uma marca pronta. As redes também costumam negociações já feitas com os fornecedores, de antemão. 

Mas, é claro, há quem prefira começar um negócio totalmente do zero. E aí vale estudar se o seu perfil empreendedor é de franqueador ou de franqueado. Neste caso, vale estudar o que já existe no mercado para se inspirar. 

Confira cinco redes de franquia que trabalham com serviços automotivos: 

1. Freewet 

Do ramo de serviços automotivos, a Freewet é vinculada ao grupo Orpa, que tem 25 anos de experiência na fabricação de produtos para este ramo. A empresa trabalha com quatro tipos de franquia, e oferece condições especiais para a venda dos seus produtos. 

A mais barata é o modelo "light", que custa R$ 3,5 mil e não cobra taxa de franquia nem propaganda, apenas royalties fixos de R$ 50 por mês; o franqueado trabalha no modelo delivery, e pode adquirir os produtos direto da Freewet. O Nano também é delivery; mas, além dos serviços de limpeza automotiva e de motor, o franqueado pode trablahar com cristalização de vidro, limpeza e hidratação de couro, restauração plástica e higienização de ar condicionado. O valor dos royalties é fixo em R$ 134. 

Já franquia box é um modelo híbrido (delivery e ponto fixo). Cobra royalties de R$ 374 e tem investimento inicial de R$ 25 mil, que já inclui projeto arquitetônico, taxa de franquia e acessórios para a loja. O franqueado pode incluir outros serviços na loja que não competem com a Freewet (como aplicação de insulfilm e troca de óleo). O último modelo é o "master", em que o franqueado tem um ponto, mas também é um revendedor dos produtos e das franquias da empresa (ele ganha um porcentual de 40% sobre estas vendas). O investimento inicial é de R4 89 mil e os royalties ficam em R$ 850 mensais. 

2. Multifilmes 

Com design pensado para parecer uma concessionária de veículos, a Multifilmes trabalha com envelopamento total ou parcial de carros. As lojas também trabalham com a aplicação de um líquido protetor de pintura, que impede manchas de gasolina, por exemplo. A rede está em busca de franqueados em grandes centros. São três modelos de franquia: delivery, com investimento a partir de R$ 28 mil; store in store (uma unidade que fica alocada dentro de uma outra loja, maior), ao custo de R$ 60 mil; e loja modelo, com investimento inicial de R$ 95 mil. O faturamento mensal médio varia de entre R$ 30 mil e R4 150 mil. 

3. Bono Pneus 

A Bono é a única franquia que oferece um centro automotivo de mecânicas multimarcas. Para ser franqueado, não é preciso ter experiência no setor automotivo. a rede busca empreendedores com dedicação ao negócio e habilidade no gerenciamento de pessoas. São lojas amplas, com uma arquitetura "clean". Uma das preocupações da rede é o treinar as equipes para atendimento igualitário de homens e mulheres. O investimento inicial varia entre R$ 400 mil e R4$ 810 mil (taxa de franquia de R$ 60 mil mais reforma, equipamentos e estoque inicial). Os royalties são de 5% sobre o faturamento. A rede não cobra taxa de propaganda. 

4. AcquaZero 

A AzquaZero é uma empresa do segmento de limpeza ecológica e estética automotiva. Um dos diferenciais é a sustentabilidade. A lavagem completa de um carro utiliza apenas 300 ml de água, e a marca utiliza produtos biodegradáveis em todos os serviços oferecidos. 

São sete modelos de franquia: 

Na mochila (delivery): investimento inicial de R$ 3.499, taxa de franquia de R$ 900 e R4 2 mil de capital de giro. Não cobra royalties e a taxa de propaganda é de R$ 100. Faturamento médio mensal de R$ 5 mil e lucratividade média de 50%. 

Express (delivery e ponto fixo): investimento inicial de R$ 7 mil, taxa de franquia de R$ 2,3 mil e R$ 2 mil de capital de giro. Não cobra royalties e a taxa de propaganda é de R$ 100. Faturamento médio mensal de R$ 10 mil e lucratividade média de 50%. 

Plus (ponto fixo, sem delivery, apenas com uma pessoa): investimento inicial de R$ 7 mil, taxa de franquia de R$ 2,3 mil e R$ 2 mil de capital de giro. Não cobra royalties e a taxa de propaganda é de R$ 100. Faturamento médio mensal de R$ 10 mil e lucratividade média de 50%. 

Standard (locais de pequeno fluxo de carros): investimento inicial de R$ 50 mil, taxa de franquia de R$ 8 mil e R$ 10 mil de capital de giro. Royalties de R$ 550 e taxa de propaganda é de R$ 100. Faturamento médio mensal de R$ 20 mil e lucratividade média de 30%. 

Prime (para estacionamentos de shopping): investimento inicial de R$ 80 mil, taxa de franquia de R$ 15 mil e R$ 20 mil de capital de giro. Royalties de R$ 550 a R$ 1.000 e taxa de propaganda é de R$ 100. Faturamento médio mensal de R$ 30 mil e lucratividade média de 20% a 30%. 

Gold (áreas nobres e locais com público classe A): investimento inicial de R$ 120 mil, taxa de franquia de R$ R$ 20 mil de capital de giro. Royalties de R$ 1.000 e taxa de propaganda é de R$ 100. Faturamento médio mensal de R$ 40 mil e lucratividade média de 20% a 30%. 

5. DiskReparo 

A DiskReparo trabalha num sistema de delivery para o conserto de pequenas avarias, como riscos e ralados e problemas no para-choque. Não há nenhuma despesa com ponto fixo, já que as atividades são todas realizadas por uma unidade móvel (um carro). Também há a opção de alugar uma carreta para realizar os consertos. O investimento inicial varia entre R$ 100 mil (modalidade FR Box, com a carreta alugada) e R$ 160 mil (caso da viatura móvel). A estimativa de capital de giro fica entre R$ 10 mil e R$ 20 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]