• Carregando...
 | José Cruz/Agência Brasil
| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (9) a criação do Laboratório Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift) em parceria com a Amazon, IBM e Microsoft. Na prática, o laboratório funcionará como um viabilizador de fintechs em prol da Agenda BC+, que tem entre as prioridades a redução do custo do crédito no Brasil.

Assista ao vídeo de apresentação do Lift

A iniciativa da criação do laboratório é da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), coordenada pelo Banco Central (BC) e apoiada pelas empresas de tecnologia e especialistas. Ele funcionará como uma incubadora de projetos, explicou o BC no evento oficial de lançamento.

LEIA TAMBÉM: Por que uma das maiores aceleradoras do mundo investiu em quase 50 startups brasileiras

“Startups, estudantes universitários, pequenas empresas de tecnologia, ou seja, os inovadores, devem entrar no site e propor um plano de negócio, a partir de uma lista de temas e de tecnologias, previamente definidos pela coordenação do Comitê de Gestão do Lift”, explicou a diretora de Administração do BC, Carolina de Assis Barros.

Embora algumas das fintechs com que a reportagem entrou em contato não tenham participado diretamente da criação do laboratório, todas veem o Lift com bons olhos. Daniel Gomes, CEO da Nexoos, por exemplo, explica que as fintechs são clientes das gigantes de tecnologia que participam do projeto. “Se a gente olhar a forma como o BC conduziu as discussões sobre a regulamentação [das fintechs de crédito]. Eles ouviram as associações e as empresas. Então, acredito que isso [o laboratório] pode mesmo colaborar para criar mais competição e fomentar o ecossistema das fintechs”, diz Daniel.

LEIA TAMBÉM: Ricardo Amorim: Por que a atuação das fintechs no Brasil deve ser estimulada?

O vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Creditas, Fábio Zveibil, concorda com Daniel e diz que a empresa já está buscando informações de como participar da iniciativa. “Dos nossos tripulantes, que é como chamamos nossa mão de obra aqui e que hoje está em cerca de 400 [funcionários], de 20% a 25% são da área de tecnologia. Como a gente desenvolve tudo dentro de casa, sempre estamos procurando participar dessas iniciativas. A gente adora incentivar o ecossistemas das fintechs.” 

De acordo com o presidente do BC, Ilan Goldfajn, o Lift é um “espaço virtual colaborativo no qual poderão participar fornecedores de tecnologias, agentes da academia e membros da sociedade com vistas à proposição, ao desenvolvimento e à análise de projetos de inovação tecnológica especialmente aplicados à indústria financeira”. 

Pesquisadores e desenvolvedores com ideias que possam ser úteis à Agenda BC+ poderão enviar projetos e terão apoio das parceiras da iniciativa privada para desenvolvê-los. O desenvolvimento dos protótipos será acompanhado por servidores do Banco Central. “Há um universo enorme a ser explorado e as empresas financeiras apoiadas em soluções tecnológicas, as fintechs, moldarão cada vez mais o modo de concorrência no sistema financeiro”, afirmou Ilan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]