• Carregando...
 | Marcelo Andrade
Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade Gazeta do Povo

Segundo o último balanço da Receita Federal, até esta sexta-feira (27), mais de 6 milhões de brasileiros ainda não tinham entregue a declaração pessoa física do Imposto de Renda 2018, ano-base 2017. Como sempre, muita gente deve deixar para a última hora e, neste caso, é preciso cuidar não só com o preenchimento da declaração, mas também com o envio do arquivo.

Embora ano após ano a Receita tenha reforçado tecnicamente essa entrega, é sempre melhor evitar horários de pico. Segundo a auditora-fiscal Giovana Longo, que trabalha na Superintendência Regional da Receita Federal no Paraná, mais de 1 milhão de declarações estão sendo enviadas todos os dias pelos contribuintes nesta reta final. 

LEIA TAMBÉM: É melhor entregar a declaração no prazo e retificar depois do que não entregar

“No último dia do prazo do ano passado, foram mais de 3,5 milhões de declarações entregues”, lembra Giovana. Acompanhando o gráfico do sistema, ela diz que os horários de pico de envio neste ano, ou seja, de maior volume de arquivos, estão no horário comercial, entre 9h e 23h, com especial movimento das 9h às 11h e também das 14h às 17h e perto das 20h. 

Por outro lado, o volume de declarações costuma cair por volta da hora do almoço, entre 11h e 13h, e também no início da madrugada, entre 23h e 1h, e no fim da madrugada, entre 5h e 8h. Lembrando que entre 1h e 5h o sistema costuma parar para manutenção e não recebe nenhum arquivo.

LEIA TAMBÉM:  Casais devem declarar juntos ou separados?

Além dessas dicas, a óbvia: não deixe para enviar o arquivo perto das 23h da próxima segunda-feira. O prazo do Imposto de Renda 2018, ano-base 2017, encerra às 23h59h59 do dia 30 de abril. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]