• Carregando...
Público dos leilões está mudando. Não à toa, os sites dos leiloeiros parecem cada vez mais com portais de compra e venda de imóveis e outros bens. | Antônio More/ArquivoGazeta do Povo
Público dos leilões está mudando. Não à toa, os sites dos leiloeiros parecem cada vez mais com portais de compra e venda de imóveis e outros bens.| Foto: Antônio More/ArquivoGazeta do Povo

A crise econômica ajudou a impulsionar os leilões de imóveis no país nos últimos anos. Muita gente não conseguiu pagar o próprio financiamento ou um empréstimo que tinha um imóvel como garantia e “perdeu” o bem para bancos e credores. Segundo a Associação Nacional do Mutuários (ANM), em 2016, 1,7 mil imóveis foram a leilão por falta de pagamento das prestações. Mas o desenvolvimento desse tipo de transação, que fica cada vez mais digital, também tem ajudado o setor a atrair um público diferente: o comprador de primeira viagem.

LEIA MAIS sobre finanças, carreira e empreendedorismo

LEIA TAMBÉM: 7 cuidados na hora de participar de um leilão de imóveis

Não à toa, os sites dos leiloeiros parecem cada vez mais com portais de compra e venda de imóveis e outros bens. Segundo a Zukerman Leilões, empresa com mais de trinta anos de atuação no ramo e com sede em São Paulo, 74,5% dos 1.414 leilões promovidos por ela no primeiro semestre de 2017 foram realizados digitalmente. 

Ao todo, 3.179 imóveis foram leiloados, sendo 69% de origem judicial (quando o bem tem origem em um processo cível, trabalhista, de falência, execuções fiscais ou dívida de condomínio) e o restante, extrajudicial (quando os imóveis são disponibilizados por pessoas físicas, jurídicas, instituições bancárias ou via alienação fiduciária). 

A imensa maioria das pessoas que arrematam bens nesses leilões é formada por pessoas físicas. E isso é assim há bastante tempo. Mas, segundo André Zukerman, diretor da empresa, o perfil desses participantes vem mudando. 

LEIA TAMBÉM: Não é um investidor de carteirinha? Então, fuja de imóveis em leilão

“Percebemos melhor isso de dois, três anos para cá. (...) Na verdade, as pessoas se sentem até mais seguras num leilão pela internet [do que num presencial], está tudo registrado e não tem especulação. Não se pode dar um lance e sair fugindo, já que para participar a pessoa tem que fazer um cadastro”, explica ele. 

A presença cada vez maior dos ditos compradores finais tem mudado também a atuação dessas empresas de leilão. “Quando vimos a mudança no público comprador, passamos por mudanças na identidade visual do nosso site e também na linguagem que usamos para falar com o nosso cliente, porque o publico final, que nunca viu leilão na vida, não está acostumado [com os jargões]”, exemplifica André. “Num futuro próximo, espero as transações em leilão passem a ser 100% digitais, da disputa até a escritura do imóvel”, diz o diretor da Zukerman. 

Pode até parecer uma imobiliária, mas não é 

Embora o desejo das leiloeiras seja despontar cada vez mais como uma opção de compra e investimento para o comprador comum, a aquisição de um bem via leilão exige vários cuidados, mais ainda do que uma compra comum e que já costuma ser burocrática. 

Quando vão a leilão, muitos desses bens são oferecidos a um preço inicial bem abaixo da média do mercado, o que seria uma vantagem e tanto. Mas, na opinião de especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo, os riscos jurídicos e econômicos são tantos nesse tipo de negócio que vira algo quase inviável para os marinheiros de primeira viagem.

LEIA TAMBÉM: Cresce a retomada de imóveis por inadimplência. Saiba como escapar dessa

Algo que nem o próprio diretor da Zukerman recomenda, por exemplo, é colocar todas as economias num imóvel leiloado. “Isso vale para qualquer tipo de investimento”, lembra André Zukerman. Saber que o leilão é uma oportunidade que traz preços mais baixos, mas que exige, entre outras coisas, mais atenção em relação à parte legal e mais tempo – a maioria dos imóveis que vai a leilão está ocupado e leva de seis meses a um ano, se tudo correr bem, para ser desocupado – é fundamental. 

Além do fato de estar ocupado ou não, é preciso ficar atento a dívidas com IPTU e condomínio, que podem, se muito grandes, até inviabilizar o negócio.

7 cuidados na hora de participar de um leilão de imóveis: 

- Examine o edital do leiloeiro com atenção. Confira as formas de pagamento previstas, a comissão da empresa leiloeira, que geralmente é de 5%, e se o imóvel está sendo oferecido sem pendências. Ainda que não baste confiar 100% nessas informações, verificá-las é o primeiro passo. 

- Dê preferência para os imóveis desocupados. Ações de emissão de posse podem demorar e se o imóvel também estiver enrolado em outras ações judiciais, a chance de você não conseguir usá-lo é bastante grande. 

- Tenha um advogado, de preferência com experiência na área imobiliária, que possa lhe ajudar em todas as verificações necessárias antes do leilão. 

- Mesmo que o edital diga que o imóvel está desimpedido, é necessário fazer uma série de verificações. Algumas típicas de qualquer compra de imóvel. É preciso tirar certidões negativas no cartório de registro de imóveis e no judicial para ter certeza que ele não corre o risco de ser penhorado em razão de outras pendências; consultar as receitas estadual e federal para saber se não há pendências relativas a atividades comerciais passadas no imóvel; e também verificar dívidas relativas a IPTU e condomínio (duas questões que, embora bem mais demoradas, também podem trazer dor de cabeça). 

- Tente visitar o imóvel com antecedência. Mesmo que não consiga entrar, veja como ele está por fora, converse com vizinhos, analise fotos. Se puder contar com o auxílio de profissionais de arquitetura e engenharia, melhor ainda. Isso é importante porque os custos com reformas podem fazer com que o barato saia caro no final. 

- Pense num lance máximo de antemão para não passar do ponto na hora do leilão.  E não esqueça de incluir nesse pacote eventuais gastos com reformas, impostos e advogados.

- Se comprar realmente o imóvel, não se enrole para registrar o arremate. Isso é importante principalmente caso o imóvel seja alvo de outras ações e outros possíveis leilões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]