• Carregando...
Índice está acima do registrado em 2014, quando foi de 60%. | Antônio More/Gazeta do Povo
Índice está acima do registrado em 2014, quando foi de 60%.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

O comércio de Curitiba deve gerar menos vagas temporárias neste Natal. Segundo uma sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomércio-PR), 72,7% dos empresários da área disseram que não pretendem fazer novas contratações para este período.

Do total de entrevistados, 14,5% revelaram que pretendem ampliar o quadro funcional e 12,8% afirmaram que não sabem. Segundo a Fecomércio, o quadro pouco favorável às contratações temporárias reflete as perspectiva de queda nas vendas do varejo.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que neste ano a queda no movimento seja de 4,1% em comparação com o ano passado, o que provocará a primeira retração no número de vagas temporárias desde 2009.

Em 2014, 60% dos comerciantes disseram que não abririam vagas extras.

Efetivação

Por outro lado, a Federação informou que há 74% de chances de efetivação entre os empresários que contratarão temporários. Dentre estas vagas, 46% são para vendedores, 14% para caixas, 6% para gerentes e 34% para demais atribuições.

A Fecomércio entrevistou 250 empresários do varejo de Curitiba entre 21 e 29 de setembro. Deste total, 63% são gerentes de Recursos Humanos, 31% são os proprietários e 6% são diretores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]