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Thiago Moreschi e a membrana criada para tratar uma ferida da avó:  boa aceitação no exterior. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Thiago Moreschi e a membrana criada para tratar uma ferida da avó: boa aceitação no exterior.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A curitibana Membracel, fabricante de uma inovadora membrana porosa usada em queimaduras e feridas crônicas, vislumbra dobrar seu faturamento em 2015, apesar das atuais dificuldades do mercado.

A projeção otimista é resultado do bom desempenho da empresa no exterior, com a exportação do produto para Estados Unidos, México e Colômbia em janeiro deste ano, além do Panamá, onde já está presente há mais de dois anos.

Caso de família

A Membracel teve início em 2000 quando João Carlos Moreschi, pai de Thiago, inquieto com um problema de saúde de sua mãe, Vitória, decidiu investir em pesquisa para encontrar uma solução.

Engenheiro florestal, Moreschi atuava com celulose e criou com a ajuda do médico Julio Siqueira, a membrana de celulose bacteriana porosa que ajudaria na cura das feridas na perna da mãe causadas por uma úlcera vascular.

Já nos primeiros testes, feitos em Vitória, o produto apresentou bons resultados e foi patenteado para fabricação em escala comercial. Com o investimento em pesquisa e desenvolvimento, a empresa melhora constantemente o produto e sua composição.

Segundo o diretor Thiago Moreschi, a intenção é que as vendas internacionais sejam responsáveis por aproximadamente 20% do faturamento bruto da Membracel.

120 mil cm²

da membrana são feitos mensalmente pela empresa, o equivalente a 6 mil unidades, mas a capacidade instalada pode chegar a 225 mil cm².

Como a fabricação depende de um processo biológico, o tempo de produção é diferente do de outros produtos. São seis dias entre o desenvolvimento da membrana e sua embalagem.

Além da expansão no mercado externo, a performance deve ser impulsionada pelo lançamento do produto no varejo. Antes vendido apenas para o público especializado, incluindo médicos, hospitais e Sistema Único de Saúde (SUS), o curativo deve chegar às prateleiras de aproximadamente 200 farmácias até o fim do ano. “Queremos popularizar o produto, pois é de fácil aplicação e muito útil para acidentes com queimaduras menores comuns no dia-a-dia”, explica Moreschi.

O produto consiste em uma membrana fina e porosa que atua sobre a pele queimada ou com feridas crônicas. Além de proteger o local e acelerar a cicatrização, a Membracel alivia a dor, reduz a entrada de microorganismos e permite a passagem de oxigênio e a drenagem de líquidos infecciosos comuns nesse tipo de lesão.

Para o varejo, a membrana será vendida em dois tamanhos, apropriados para ferimentos menores. Segundo o diretor, a projeção é que as farmácias comercializem um média de 2 mil unidades por mês.

Na modalidade de venda para o público especializado, a empresa conta com representantes comerciais e distribuidores em 14 estados brasileiros e pretende terminar o ano com presença sólida em todo o território nacional.

Novos produtos

Com o sucesso do primeiro lançamento no mercado, a Membracel investe aproximadamente 25% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos médicos e farmacêuticos. Para isso, a equipe de 11 funcionários deve ganhar neste ano três novos integrantes. Em 2015 a companhia vai lançar dois novos produtos ainda não divulgados. Segundo Moreschi, são igualmente inovadores e com grande potencial de vendas.

“Nosso principal objetivo é abocanhar uma fatia de mercado em meio às grandes multinacionais do setor e isso só é possível se o produto for realmente bom.” A longo prazo, o plano é expandir as exportações também para Europa e Ásia.

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