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A partir desta quarta-feira (7), agências de publicidade e anunciantes terão à disposição um novo retrato, mais amplo e fiel, do alcance dos jornais no Brasil. Em uma iniciativa inédita no país, um indicador mensal mostrará a audiência total dos veículos de comunicação em suas diferentes plataformas, somando a leitura nas mídias impressa e digital.

O projeto coordenado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), que resultou na Métrica Única de Audiência, foi resultado de um ano de trabalho conduzido pela empresa de pesquisa de mercado Ipsos, em colaboração com a comScore e IVC – as três companhias, que atuam de forma independente com suas próprias métricas, se uniram pela primeira vez para a iniciativa.

A Métrica Única permitirá que os jornais e anunciantes tenham uma nova visão sobre a relevância e alcance dos meios de comunicação do país, reforçando o papel do jornal como um veículo multiplataforma. Para ser o mais fiel possível à realidade, o indicador integra as métricas já existentes e desconta a superposição de leitores, levando em conta que uma pessoa lê o mesmo jornal em diferentes plataformas.

“A nova métrica rompe um paradigma e torna palpável o fato de que os jornais já transcenderam a fronteira do papel. O jornal é hoje muito mais do que uma mídia impressa, é uma marca de mídia com a qual o consumidor pode entrar em contato da forma que bem entender, com a plataforma mais conveniente”, reforça Flávio Ferrari, diretor da área de mídia, conteúdo e tecnologia da Ipsos no Brasil.

A iniciativa será apresentada oficialmente nesta quarta durante o Maximidia, evento do mercado publicitário que ocorre em São Paulo. A Métrica Única de Audiência ficará à disposição para os clientes das três empresas que participaram do projeto e vale para todo o mercado brasileiro.

“Poderemos mostrar que os jornais têm uma audiência enorme e que é uma audiência muito qualificada, o que é valorizado pelo mercado publicitário. Para o nosso modelo de negócio, que tem como principal fonte de receita a publicidade, é uma iniciativa fundamental”, afirma o diretor executivo da ANJ, Ricardo Pereira.

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