• Carregando...
 | LLUIS GENE/AFP
| Foto: LLUIS GENE/AFP

A Microsoft e o Facebook anunciaram, nesta quinta-feira (26), que trabalharão juntos para construir um cabo de Internet de alta velocidade no fundo do Oceano Atlântico, que irá desde a Virgínia, nos Estados Unidos, a Bilbao, Espanha. O cabo de 6 mil quilômetros será o primeiro que conecta os Estados Unidos com o Sul da Europa.

O novo cabo submarino, chamado de MAREA, está previsto para ser lançado no final de 2017, com o objetivo de responder à crescente demanda de conexões de dados mais rápidos e confiáveis dos clientes de companhias tecnológicas.

“Como o mundo se move cada vez mais para um futuro baseado na computação e na nuvem, a Microsoft continua investindo na infraestrutura deste tipo de dispositivo para responder à demanda global de nossos mais de 200 serviços de nuvem”, disse em um comunicado Christian Belady, diretor de estratégia geral do centro de dados da companhia.

O MAREA será o cabo submarino com maior qualidade de conexão que já cruzou o Atlântico, com uma capacidade de informação estimada em torno de 160 terabytes por segundo, de acordo com as empresas.

Da a Espanha, a rede de dados estará vinculada com centros na África, no Oriente Médio e em outras partes da Europa, de acordo com as companhias.

A Microsoft e o Facebook afirmaram que trabalham neste projeto com empresas globais de comunicações como Telxius, propriedade da Telefônica.

“Estamos sempre avaliando novas tecnologias e sistemas para oferecer a melhor conectividade possível”, disse o vice-presidente de engenharia de redes do Facebook, Najam Ahmad. “Queremos fazer mais projetos assim neste verão (Hemisfério Norte), o que nos permitirá ir mais rápido nas colaborações”.

A Microsoft comprou uma parte do Facebook há nove anos, ao pagar 240 milhões de dólares por 1,6% das ações da rede social.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]