PUBLICIDADE
Eurocrise

Ministros fecham acordo sobre socorro a bancos da Espanha

Representantes dos 17 países da zona do euro chegaram a um acordo, que deverá ser ratificado no dia 20 de julho, na Cúpula do Eurogrupo

A zona do euro obteve nesta segunda-feira (9) um "acordo político" sobre o resgate do setor financeiro da Espanha, na reunião celebrada em Bruxelas, em meio ao crescente temor sobre a dívida espanhola.

Uma fonte europeia garantiu que os ministros dos 17 países da zona do euro chegaram a um acordo, que deverá ser ratificado no dia 20 de julho, na Cúpula do Eurogrupo.

O funcionário não deu detalhes sobre o Memorando de Entendimento (Mou) com a Espanha, que define as condições de mudança do crédito da zona do euro para recapitalizar e sanear o setor bancário espanhol.

Os mercados aguardam com nervosismo os detalhes do acordo, após o anúncio, no dia 9 de junho, de que a zona do euro ofereceu até 100 bilhões de euros para recapitalizar os bancos espanhóis.

Os juros pagos pela emissão de títulos da dívida da Espanha dispararam nesta segunda-feira, com os papéis a 10 anos a 7,023%, contra 6,912% na sexta-feira.

Nas últimas semanas, membros da Comissão Europeia, da Autoridade Bancária Europeia (ABE), do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) negociaram com o governo espanhol um rascunho com os termos do empréstimo, que inclui condições aos Bancos e a todo setor financeiro.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO