• Carregando...
Miriam Belchior é do PT e havia sido ministra do Planejamento de Dilma. | Luiz Prado/Agência Luz
Miriam Belchior é do PT e havia sido ministra do Planejamento de Dilma.| Foto: Luiz Prado/Agência Luz

A ex-ministra do Planejamento no governo da presidente afastada Dilma Rousseff, Miriam Belchior, foi exonerada nesta quarta-feira (25) da presidência da Caixa Econômica Federal (CEF). Belchior, que é do PT, assumiu a direção do banco no segundo mandato da presidente após assessorar o ex-presidente Lula na montagem do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Para seu lugar foi nomeado um interino, Joaquim Lima de Oliveira, que é funcionário da Caixa e estava como vice-presidente de Tecnologia da Informação do banco público. A presidência da Caixa está prometida ao PP, partido que apoiou o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O nome do partido seria o ex-ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi. Ele, que participou do governo da presidente Dilma, tentou fazer uma transição com a ex-presidente Belchior, mas não foi recebido.

Relações exteriores

O diplomata Marcos Galvão foi oficializado o novo secretário-geral do Itamaraty, segundo cargo na hierarquia do ministério. Sérgio Danese, que deixou o posto, será o próximo embaixador do Brasil na Argentina.

O chanceler José Serra havia definido as mudanças no domingo (22). Espera-se que Galvão, representante do Brasil na Organização Mundial de Comércio, dê ao cargo um viés mais ligado a questões comerciais.

Além dessas duas mudanças, que são feitas pelo presidente interino Michel Temer, a Casa Civil da Presidência fez outras 69 mudanças de cargos, que incluem nomeações, exonerações e dispensas em 13 ministérios e secretarias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]